Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa RS Talentos recebe propostas de cinco universidades públicas

Iniciativa do governo oferecerá bolsas de estudos nas áreas de engenharia e de computação

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Inovação Ciência Tecnologia ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma lâmpada acoplada a uma engrenagem, das quais saem traços com círculos na ponta significando as conexões. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O programa RS Talentos, iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), recebeu propostas de cinco universidades públicas. As instituições apresentaram interesse em participar da ação, que prevê a concessão de até 200 bolsas de estudo, direcionadas para áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, como Engenharia, Ciência da Computação e Tecnologias da Informação.

As instituições públicas, que se inscreveram por meio do Edital RS Talentos 05/2025, são a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As propostas serão analisadas por uma equipe de consultores especializados da Sict. O resultado preliminar da seleção está previsto para ser divulgado até o dia 17 de agosto.

Outras 200 bolsas já foram concedidas para estudantes de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices).

Sobre o RS Talentos

O RS Talentos faz parte das ações do governo do Estado voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, tendo como objetivo formar talentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O programa busca preparar os jovens para o mercado de trabalho, com foco em carreiras tecnológicas. 

O investimento total da iniciativa – com até 400 bolsas de R$ 2 mil reais por 18 meses – será de R$ 21,6 milhões, com recursos oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul