RS Sem Fronteiras avalia proposta para o Plano Estadual de Resíduos Sólidos
Publicação:

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos foi tema do programa de rádio RS Sem Fronteiras desta semana, que entrevistou o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Hélio Corbellini. O plano credencia o Estado a integrar programas e receber recursos do Governo Federal.
Produzido pela Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) o RS Sem Fronteiras está disponível para download, a partir desta terça-feira (19), no portal do Governo do Estado. Distribuído em três blocos, os jornalistas esclareceram com o secretário os conteúdos do projeto e as etapas de elaboração. O prazo de conclusão está previsto para outubro deste ano, quando o governo gaúcho deverá encaminhá-lo à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados.
Segundo Corbellini, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos vai revolucionar a destinação do lixo no Rio Grande do Sul. Lixo urbano tem muito valor dentro do sistema financeiro. Vamos oferecer à sociedade, a partir das audiências públicas, a oportunidade de debater questões importantes como extinção de lixões, gestão de resíduos sólidos, meta do resíduo zero e reciclagem, garantindo emprego e renda para trabalhadores e cooperativas.
O secretário avaliou ainda os conceitos sobre o tema adotados nos projetos oficiais e a necessidade do Estado adaptar-se a essa nova visão proposta pelo Governo Federal. Além disso, analisou como adequar-se aos prazos já estabelecidos. No último bloco do RS Sem Fronteiras, dedicado ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos,
Corbellini destacou as questões que envolvem os convênios com as prefeituras, uma vez que o lixo é de responsabilidade dos municípios. Para assistir o programa de rádio na íntegra acesse o Portal do Governo.
Texto: Anamaria Bessil
Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305