Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS apresentará ações climáticas na COP27 no Egito

Publicação:

Cop27 Card
-

O Rio Grande do Sul estará presente na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontecerá no Egito, entre os dias 6 e 18 de novembro. O evento reunirá autoridades de vários países a fim de debater medidas para conter a crise climática global.

A comitiva do governo é formada por representantes das Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema); da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr); de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Casa Civil e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Também integram o grupo membros do Ministério Público Estadual.

A delegação participará, entre os dias 10 e 15 de novembro, de painéis no estande do Ministério do Meio Ambiente e de reuniões técnicas com agentes nacionais e internacionais que terão como tema central as ações coletivas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Dentre as iniciativas que o Rio Grande do Sul vai apresentar na COP27 estão as políticas de baixo carbono, que visam reduzir o nível de emissão dos gases do efeito estufa, a proposta de mensuração científica do fluxo de carbono nas diversas cadeias produtivas do Estado e projetos de produção do hidrogênio verde.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, disse que essa troca de conhecimentos será crucial para o enfrentamento dos desafios climáticos em todo o mundo.

“Queremos atuar de acordo com as melhores práticas adotadas no globo. Nós incentivamos as energias limpas e renováveis e aderimos a campanhas de neutralização das emissões. Além disso, temos firmado acordos com entidades internacionais ligadas à sustentabilidade, o que demonstra a relevância da agenda climática no nosso Estado”, afirmou Marjorie.

O secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes, ressaltou que o RS executa diversas práticas para diminuir as emissões de gases do efeito estufa. “A atividade produtiva que realizamos sequestra mais carbono do que emite e serve de modelo para o mundo. A ideia é que os países interajam e trabalhem juntos, pensando em um futuro sustentável para todos”, pontuou.

A programação inclui também dias temáticos para discussões focadas, inclusive por meio de eventos paralelos, painéis de discussão, mesas redondas e outros formatos interativos para deliberar e compartilhar informações com o público em geral.

A COP27 terá como sede a cidade egípcia de Sharm El-Sheikh, que foi escolhida porque vem alcançando importantes avanços em questões relacionadas à sustentabilidade.

No ano passado, o Rio Grande do Sul também enviou representantes à COP26, que aconteceu na cidade de Glasgow, na Escócia. Na ocasião, diversas nações reafirmaram o compromisso de conter o aumento da temperatura média global. A neutralização das emissões de carbono até 2050 é uma das metas assumidas pelo Estado.

•  Clique aqui para conferir o site Proclima2050.RS.gov.br
Confira os compromissos assumidos pelo RS 

Missão em Israel

Além da COP27, o roteiro da comitiva gaúcha inclui uma missão governamental em Tel Aviv, em Israel, entre 5 e 9 novembro. O grupo será recepcionado pela embaixada israelense para uma série de apresentações e agendas focadas em irrigação e reuso de água.

Especialistas do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Sema participam dos compromissos com o intuito de obter informações acerca de projetos executados em Israel que possam ser aplicados no Rio Grande do Sul.

Atendimento à imprensa

Veículos de imprensa que tenham interesse em receber mais informações e agendar entrevistas sobre a participação do Estado na COP27 podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sema pelo WhatsApp (51) 99949-9550.

Texto:  Juliana Dias
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul