Rigotto comemora expansão econômica com ampliação da Todeschini
Publicação:

O governador Germano Rigotto participou, no final da manhã de hoje (12), da inauguração da nova unidade da indústria de móveis Todeschini, em Bento Gonçalves. Com 54 mil metros quadrados de área construída - sendo 10 mil metros quadrados de área administrativa e social -, as novas instalações foram construídas para abrigar também as outras duas plantas da empresa que já funcionavam na Serra gaúcha. A iniciativa é louvável não apenas pelo aspecto econômico, mas também pela garantia de melhoria na própria ação social desenvolvida, que faz com que a Todeschini seja apontada como uma das três melhores empresas para se trabalhar no Brasil, afirmou Rigotto em seu discurso.
Incluindo o maquinário automatizado, importado da Alemanha e Itália, foram investidos mais de R$ 30 milhões no empreendimento. O governador disse que a nova unidade eleva a Todeschini a um patamar ainda mais elevado na indústria moveleira mundial. Destacou também o fato de a empresa estar gerando mais perspectivas de emprego e renda para a região e possibilitando uma maior arrecadação de impostos para o município e o Estado.
Além do governador, estiveram presentes na inauguração o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Osvaldo Stefanello, e o presidente da Assembléia Legislativa, Vieira da Cunha. A presença dos chefes dos três poderes da esfera estadual demonstra o valor que o Estado dá ao empreendedorismo de todos os portes, disse Rigotto.
Florestamento
O investimento da Todeschini, destacou o governador, vai favorecer também as iniciativas para consolidação de programas de florestamento e reflorestamento. Precisamos, agora, que os fornecedores de insumos para a área moveleira possam ampliar seus empreendimentos no Rio Grande do Sul, tornando o setor em um pólo de produtividade e excelência em qualidade, de forma que venha a ser ainda mais competitivo nos mercados nacional e internacional, afirmou.
O sistema de fabricação que a Todeschini passa a ter agora permite que, até o final deste ano, a empresa duplique a produção mensal, em caso de aumento de demanda. Atualmente, são fabricados 160 mil módulos de mobiliário por mês. Com os novos equipamentos adquiridos, a matéria-prima entra de um lado, na linha de produção, e os módulos saem prontos do outro lado para despacho aos postos de venda. No mercado desde abril de 1939 - quando surgiu como fabricante de instrumentos musicais a fole, como o acordeom -, a Todeschini é hoje a maior indústria de móveis modulados da América Latina.