Representantes de banco japonês reúnem-se com secretário João Motta
Publicação:
O secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta recebeu, nesta quarta-feira (30), os representantes do Japan Bank For International Cooperation (JBIC), Fernando Masaki Nemoto e Nami Cristina Takahashi. A reunião teve como objetivo iniciar uma agenda de discussão sobre possíveis financiamentos de projetos do Rio Grande do Sul.
De acordo com Mota, o Rio Grande do Sul tem grande interesse em firmar parceria com o a instituição financeira japonesa. Atualmente temos em andamento duas Cartas Consultas com dois bancos: uma linha de financiamento com o BNDES e outra como BIRD. Isso não nos impede de iniciarmos aqui, neste encontro, uma nova parceria com o JBIC, considerando nossas margens de possibilidade para captação de recursos, conclui.
De acordo com Fernando Nemoto, o Banco realiza operações em outros estados do Brasil e tem muito interesse em negociar com o Governo do Rio Grande do Sul. Nossos principais financiamentos são sobre recursos naturais. Para nós, é importante o desenvolvimento do Brasil, e o País é muito importante para nós. Hoje estamos aqui para nos comunicar, negociar e possivelmente financiar novos projetos, explicou Nemoto.
O secretário João Motta lembrou ainda, que há possibilidade de relação com JBIC para viabilizar obras nas áreas de infraestrutura, saneamento e irrigação, agenda que atualmente também está se abrindo junto ao BNDES. Este é um tipo modelagem, que nós vamos ter de debater, explica o secretário.
A proposta da visita será encaminha ao governador Tarso Genro, com a sugestão de incluir uma possível agenda de encontro no início do ano de 2012, viabilizando também uma câmara de negócios via governo japonês, com oportunidades para o Estado em abrir espaços. Participaram da reunião a diretora do Departamento de Captação de Recursos, Margareth Vasata, a diretora adjunta, Carmem Nunes, e o diretor geral da Secretaria do Planejamento, Alberto Nogueira.
Texto: Regina Farina
Foto: Durval Filho
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305