Regional Fronteira Oeste do Irga faz treinamento sobre uso de politubos
Publicação:

A Coordenadoria Regional Fronteira Oeste do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu, nessa terça-feira (15), em Uruguaiana a terceira etapa do treinamento de técnicos de campo no uso de politubos (mangueiras) para o manejo de irrigação. O engenheiro agrônomo Marcelo Kuhn conduziu as três etapas da capacitação, que foi feita em parceria com a Delta Plastics. Antes, a coordenadoria organizou uma reunião de fechamento de ano com as equipes de todos os seis Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da regional.
O programa iniciou em setembro deste ano, durante a Expofeira de Manoel Viana, quando foram apresentados os conceitos e as diretrizes para o dimensionamento e planejamento da instalação dos politubos em lavouras de arroz. A segunda etapa foi realizada no mês de outubro em Alegrete, onde a equipe de técnicos da regional participou de uma jornada prática de instalação dos politubos projetados para uma lavoura de arroz. A equipe da regional auxiliou os colaboradores do empreendimento orizícola na instalação do sistema de irrigação previsto no projeto elaborado pela Delta Plastics em conjunto com o produtor.
Na terceira e última etapa, com as orientações de representantes técnicos da Delta Plastics Luciane Leitzke e Marcelo Kuhn, a equipe do Irga verificou em campo a operação do sistema de irrigação instalado em uma lavoura de arroz de Uruguaiana. “Nesta safra, em todos os Nates da Fronteira Oeste, contamos com lavouras demonstrativas com politubos em funcionamento, oferecendo exemplos práticos da utilidade desta tecnologia para a comunidade arrozeira da região”, acrescenta o coordenador regional da Fronteira Oeste, engenheiro agrônomo Ivo Mello.
Texto: Ascom Irga
Edição: Léa Aragón/Secom