Reforço na rede de energia da CEEE beneficia 7 mil clientes em Tramandaí
Publicação:

Equipes da CEEE Distribuição do Litoral Norte concluíram serviços de melhoria da rede de energia elétrica na Avenida Emancipação e junto ao condomínio Marina Park, em Tramandaí. Nos dois locais, além de revisão e ajustes de equipamentos, foram trocados 21 postes e instalados cabos, reforço que envolveu recursos na ordem de R$ 51 mil, beneficiando 7 mil clientes do município.
As ações integram o programa de manutenção da empresa no Litoral Norte, que renova de forma periódica o material, dando maior confiabilidade e segurança ao fornecimento de energia elétrica. Além desses trabalhos, a Companhia, ao longo de 2016, executou investimentos de R$ 1,9 milhão que qualificaram o sistema energético a Tramandaí e Imbé, municípios que juntos têm uma população permanente de 62 mil pessoas.
A infraestrutura da Companhia no Litoral Norte é composta por 12 subestações e quase 10 mil quilômetros de redes. Nos 23 municípios da área de concessão, existem à disposição dos clientes 11 agências comerciais, seis postos de atendimento ao cliente e outros seis conveniados. No site da CEEE, o cliente tem acesso a Agência Virtual, espaço que, após o cadastro (obrigatório), é possível fazer a solicitação da conta mensal de energia por e-mail, emitir a segunda via da conta, solicitar religação, entre outras informações sobre consumo e histórico de pagamento.
Outros projetos
1. Instalação de chaves remotas no Alimentador 4 de Tramandai - A ação beneficiou os moradores de Imbé, especialmente dos bairros Centro, Morada do Sol, Presidente, Ipiranga e Mariluz. Esse projeto possibilitou a transferência de carga entre as subestações Tramandaí e Atlântida Sul, permitindo a recomposição do sistema de forma ágil e o isolamento de trechos em caso de falha do sistema, reduzindo consideravelmente o número de consumidores atingidos em poucos minutos. Este alimentador abastece o prédio administrativo da Prefeitura de Imbé.
2. Manutenção do alimentador 5 de Tramandaí - troca de 35 estruturas de madeira para concreto, gerando confiabilidade e segurança para os clientes dos bairros Centro, Courhasa, Ipiranga, Nordeste e Nova Nordeste.
3. Substituição de 600 postes de baixa tensão em circuitos no município de Tramandaí e Imbé - manutenção intensiva em locais historicamente problemáticos e onde havia postes antigos e de madeira. Bairros Beneficiados em Imbé: Ipiranga, Nordeste, Mariluz e Harmonia; em Tramandaí: Zona Nova, Tramandaí Sul, Nova Tramandaí e Jardim Atlântico; Ruas 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17 e Rua Beira Mar no Balneário Ipiranga; Ruas Marrocos, Luxemburgo, Nordeste, Japão, Itália, Haiti, Holanda, Espanha, Dinamarca, Canadá, Bulgária e Alemanha no Balneário Nordeste; Ruas Campo Bom, Rio grande, Rolante, Taquara. em Mariluz; Ruas 11,12,13,14,15, no Balneário Harmonia; Ruas Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte em Tramandaí Sul e Nova Tramandaí; Ruas José Augusto, Bento Gonçalves, Caldas Júnior, Osvaldo Aranha, Santos Dumont, Santo Amaro, Padre Réus na Zona Nova; Ruas das Camélias, Flor de Lótus, dos Lírios, Bem-me-quer, Tulipas, Violetas, Verbenas, Cravos, Rosas, Orquídeas e Avenida Jardim Atlântico no Balneário Jardim Atlântico.
4. Manutenção nas seccionadoras, em especial naquelas que apresentavam maiores desligamentos - manutenção preventiva em grandes derivações, com foco na redução dos indicadores de continuidade. Foram trocados, aproximadamente, 250 postes da rede de média tensão, beneficiando os bairros Centro de Imbé e praia de Imara, em Tramandaí, na Nova Tramandaí e Tramandaí Sul; Ruas do Centro Imbé: Avenidas Caxias do Sul, São Luiz e Não-me-toque e Ruas Herval, Sobradinho, Lagoa Vermelha, Getúlio Vargas, Cruz Alta, Tupanciretã, Canguçu, Alegrete, Marau, Muçum, Esteio, Bagé, Irai, Passo Fundo, Uruguaiana, Rio Grande, São Borja, Santo Ângelo, São Miguel, Julio Castilhos e Rolante, Em Imara: Ruas Charruas, Minuanos, Guaranis, Tamoios, Aimoré, Caétes, Xavantes, Tapajós, Tiaraju, Caramuru e Av. Imara. Em Nova Tramandaí e Tramandaí Sul: Av. João de Magalhães, Av. Belo Horizonte, Ruas Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
5. Instalação de banco de capacitor no Alimentador 9 de Tramandaí: esse equipamento reduz a corrente e faz a correção de fator de potência que atende ao centro do município de Tramandaí, beneficiando especialmente a qualidade da energia ao comércio local (alimentador praticamente com carga comercial).
6. Melhoria nos níveis de tensão: obras de melhoria de tensão no Parque dos Presidentes, município de Tramandaí, onde, por exemplo, um circuito sobrecarregado deu origem a quatro novos circuitos, todos com substituição dos postes de madeira para concreto e instalação de rede multiplexada (mais protegidas).
7. Execução de podas em circuitos elétricos: execução de podas em aproximamente 100 circuitos de distribuição, tanto nos municípios de Imbé quanto em Tramandaí.
Texto: Mara Ione Guerra de Medeiros/ Ascom Grupo CEEE
Edição: Léa Aragón/ Secom