Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Redecker vai a Brasília para evitar fechamento da UTE Charqueadas

Publicação:

Fechamento da Tractebel
A UTE Charqueadas precisa se adequar às normas da Resolução Normativa nº 500, de 17 de julho de 2012, da Aneel - Foto: Divulgação SME

Nova reunião no Ministério de Minas e Energia está agendada para esta segunda-feira (13), com o propósito de avaliar a possibilidade de fechamento da termelétrica da Tractebel, localizada no município de Charqueadas. A reunião, solicitada pelo secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, está marcada para as 16h30min, no gabinete do ministro Fernando Coelho, com a presença de lideranças da região Carbonífera, senadores, deputados federais, além da Aneel. 

Redecker disse que vai buscar o cumprimento do acordo firmado no próprio Ministério de Minas e Energia, recentemente, onde a Tractebel se comprometeu em manter as atividades da termelétrica até o fim deste ano. De acordo com a nota oficial distribuída pela Tractebel à imprensa, a termelétrica estaria encerrando as atividades no mês de agosto. As novas compras de carvão mineral já estão suspensas. "Trata-se de um investimento privado, e não temos ingerência sobre ele, mas queremos o cumprimento da palavra empenhada anteriormente no Ministério de Minas e Energia, para que a comunidade possa se organizar", afirmou. Entre outros pontos, o secretário vai tentar viabilizar leilões regionais de energia, o que pode ser uma saída para a manutenção da usina. Lideranças da Região Carbonífera apelaram pela manutenção da empresa, em reunião na última quarta-feira (8), na Secretaria de Minas e Energia. 

Entenda o caso 

A UTE Charqueadas precisa se adequar às normas da Resolução Normativa nº 500, de 17 de julho de 2012, da Aneel. A medida estabelece critérios de eficiência para as usinas de energia e entrou em vigor em dezembro de 2015. Os custos desta operação é que podem inviabilizar a manutenção da UTE. A resolução aplica-se para todas as usinas beneficiárias da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), inclusive para a térmica de Charqueadas. 

De acordo com a Tractebel, a termelétrica tem uma capacidade instalada de 72MW (cerca de 2% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul) e gera 2.400 empregos, dos quais 72 diretos. No entanto, vem produzindo uma geração média de 40MW médios a 45MW médios, sendo lucrativa somente em alguns períodos de despacho, devido ao seu alto custo de operação. A usina de Charqueadas é uma das termelétricas mais antigas do país e começou a operar em 5 de janeiro de 1962.

Texto: Ascom SME
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul