Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em painel do Gramado Summit, ferramenta para integração do ecossistema de inovação gaúcho é apresentada

Publicação:

Rosa em pé ao microfone falando à plateia. Em uma tela estão projetados números que correspondem ao conteúdo oferecido às startups na plataforma. Podem ser vistas algumas pessoas da plateia de costas assistindo à apresentação e no canto inferior esquerdo o operador da apresentação projetada.
A rede conta hoje com 14 gestores e uma plataforma digital que reúne 97 startups - Foto: Ascom Procergs

Com foco na integração do ecossistema de inovação do Estado, a Rede RS Startup foi tema de painel apresentado nesta quinta-feira (11/4) no Gramado Summit, evento correalizado pelo governo do Estado. A rede conta hoje com 14 gestores e uma plataforma digital que reúne 97 startups.

A iniciativa foi apresentada pelo gerente de projetos da Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul), Rodrigo Rosa, que falou sobre as principais funcionalidades da plataforma e os resultados obtidos até agora. "O evento é uma oportunidade para convidar a plateia a fazer parte desse projeto", disse.

A Rede RS Startup é um movimento colaborativo que visa tornar o Rio Grande do Sul líder em inovação e empreendedorismo no Brasil, contando com a participação de empreendedores, investidores e instituições.

Fazem parte da iniciativa diversos atores do ecossistema estadual de inovação, como parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, agências de fomento, bancos, associações, entidades da sociedade civil, entre outros.

As empresas que aderem à plataforma participam de uma trilha, um caminho que elas percorrem para evoluírem e se desenvolverem através de dicas, conteúdos e recomendações, a partir do estágio em que elas se encontram.

Rodrigo explicou que a plataforma está em expansão. Entre as funcionalidades disponíveis estão: onboarding, agenda, trilhas de desenvolvimento, desafios e oportunidades, mapa do ecossistema, busca avançada, validação e selos, integração com outras plataformas, cadastro qualificado e plataforma adaptativa.

Lançado em 2022, o projeto é resultado de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e da Procergs.

Texto: Eurivan Barbosa/Ascom Procergs
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul