Rede Escola de Governo inicia curso sobre gestão em transporte coletivo de passageiros
Publicação:

Com o objetivo de promover o debate sobre a qualidade do transporte público, o primeiro dia de aulas do curso Gestão Local do Transporte Coletivo de Passageiros, da Rede Escola de Governo, contou com discussão sobre as percepções dos alunos a respeito do tema de forma prática. Para isso, a turma foi convidada a fazer, como experiência vivencial, o percurso de casa ao local das aulas, na Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), no bairro Praia de Belas, na Capital, em transporte coletivo.
O curso de extensão é fruto da parceria entre a FDRH e as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), por meio da REG, e integra o programa de formação continuada em Gestão Local. As disciplinas são: Políticas Públicas; Legislação de Trânsito e Tráfego; e Engenharia de Tráfego e Custos de Preços de Tarifas. Ao final do curso, os 38 alunos elaborarão um edital de Licitação de Transporte, que será disponibilizado em plataforma da universidade.
A diretora de Educação e Formação da FDRH, Sandra Bitencourt, salientou, durante a abertura da atividade, que a formação vai ao encontro das diretrizes e objetivos propostos pela REG. O transporte público tornou-se o serviço público mais questionado, especialmente pela ineficiência, falta de transparência e preços altos. Desta forma, este curso responde às dificuldades de gestão nessa área e, também, aos anseios da população, enfatiza.
Servidora do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), há 33 anos, Clair Alves Dill, que mora em Gravataí, usa a linha Gravataí/Praia de Belas direto. Resido no município desde 1992, e a qualidade do serviço oferecido pela empresa é boa, pois me sinto segura e confortável. Contudo, o valor da passagem é alto, R$ 7,00. Gravataí possui aproximadamente 270 mil habitantes, e a quantidade de coletivos é insuficiente. Acho que seria necessário pelo menos mais cem ônibus na linha para atender à demanda, avalia.
Texto: Daiane Evangelista
Foto: Beto Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305