Propostas de apresentações no palco do governo no South Summit mais do que dobram
Programação será definida pelo Conselho Curador, e anúncio está previsto para 19 de fevereiro
Publicação:

O RS Innovation Stage, palco do governo do Estado no South Summit Brazil, recebeu 217 propostas de apresentações para a edição 2024 – um aumento de 155% em relação a 2023, quando houve 85 candidaturas. As temáticas serão analisadas pelo Conselho Curador, que é liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e o anúncio das selecionadas ocorrerá em 19 de fevereiro.
Todos os ecossistemas regionais de inovação do Rio Grande do Sul submeteram propostas que podem envolver painéis, palestras, lançamentos, assinaturas de acordos, entre outros. A divisão por ecossistemas segue a lógica do programa Inova RS, que estabeleceu as seguintes regiões: Metropolitana e Litoral Norte; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Fronteira Oeste e Campanha; Sul; e Serra Gaúcha.
Secretarias e outros órgãos do governo estadual apresentaram 38 candidaturas. Poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e academia são, respectivamente, os setores com maior representação no rol de propostas. Outros estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal – também buscam marcar presença na programação do palco.
Para a titular da Sict, Simone Stülp, o aumento expressivo no número de submissões indica o potencial do espaço para atrair inovação e público em 2024. “O RS Innovation Stage foi um sucesso nas últimas edições, e agora deveremos ter uma seleção ainda mais especial de programações. Além disso, contaremos com uma boa representatividade de regiões do Estado, setores da quádrupla hélice e trilhas do conhecimento nas atividades do palco”, disse. A quadrupla hélice se refere a universidades, setor público, inciativa privada e sociedade civil.
As propostas também chamam atenção pela diversidade de temas, que abrangem todas as trilhas do conhecimento eleitas pelo South Summit: inteligência e sistemas complexos; indústria 5.0; climate tech; agtech e foodtech; sustentabilidade e ESG; humanidade; inovação e ecossistemas; healthtech; e sportstech e fintech.
O RS Innovation Stage é um dos palcos que compõem a estrutura do South Summit Brazil. Ao longo dos três dias de evento, serão realizadas dinâmicas diversas com conteúdos transversais, contando com a participação dos ecossistemas de inovação do Estado e do país. O objetivo é compartilhar e debater soluções de inovação, ciência e tecnologia produzidas a partir do contexto local, interagindo, também, com participantes da quádrupla hélice nacionais e internacionais.
South Summit Brazil 2024
A terceira edição do evento ocorrerá entre 20 e 22 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre, com foco renovado em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Entre as novidades, está a ampliação da área construída e útil com a integração de mais um armazém do Cais — que chegará a 38 mil m². Também haverá mais áreas cobertas e mais assentos nos painéis realizados durante o evento.
Outras informações sobre o evento podem ser conferidas aqui.
Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Felipe Borges/Secom