Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projetos para combater violência contra a mulher são destacados na Semana Maria da Penha nas Escolas

Iniciativas criadas nas salas de aula foram apresentadas durante o evento

Publicação:

Foto de auditório, tirada meio de lado, mais para o fundo, enquadrando o palco.
Encontros foram realizados em Porto Alegre e premiaram iniciativas escolares - Foto: Cainan Silva/Ascom Seduc

Com o objetivo de reforçar as ações de combate à violência contra a mulher e fomentar a discussão sobre a legislação vigente no país, o governo do Estado promoveu, na terça (25/11) e nesta quarta-feira (26/11), a quinta edição da Semana Maria da Penha nas Escolas. A ação – executada por meio do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher), do Programa RS Seguro, e da Secretaria da Educação (Seduc) – foi realizada no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em Porto Alegre.

No encontro, foram destacados projetos apresentados por estudantes e professores de escolas públicas estaduais em quatro categorias: Impacto na Comunidade, Tecnologia Social, Transversalidade e Votação Popular (veja abaixo).

Os trabalhos escolares foram selecionados por uma comissão formada por membros do Comitê EmFrente, Mulher. No total, 60 escolas inscreveram seus trabalhos, e os vencedores receberam troféus.

Com financiamento do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Semana Maria da Penha nas Escolas destacou as ações já realizadas nas instituições de ensino, buscando incentivar professores e diretores a trabalharem a temática no ambiente escolar.

O principal objetivo do evento é conscientizar estudantes e professores sobre a importância da Lei Maria da Penha e reforçar a cultura de proteção à mulher na sociedade. No primeiro dia, foi lançado o Álbum de Figurinhas da Lei Maria da Penha, um dos projetos destacados na edição anterior.

Premiados

  • Impacto na Comunidade: "O grito silencioso", da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Waldemar Borges, de Alegrete
  • Tecnologia Social: “E.L.A.S - Tecnologia”, da EEEM Brigadeiro José da Silva Paes, de Rio Grande
  • Transversalidade: “Pequenas Marias, grandes futuros”, da EEEM Carlos Bratz, de Porto Xavier
  • Votação Popular: “Todos por Elas”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) 11 de Abril, de Osório. A votação foi feita de forma on-line, e somou mais de 24 mil votos.
Prêmio Inovação Social Elio Bandeira Ascom RS Seguro   nov25
Uma das categorias de premiação foi Inovação Social, que destacou projeto da EEEM Brigadeiro José da Silva Paes, de Rio Grande - Foto: Elio Bandeira/Ascom Invest RS

Ações nas escolas

O projeto Semana Maria da Penha nas Escolas faz parte de um dos grupos de trabalho do Comitê EmFrente, Mulher, chamado Ações nas Escolas. O objetivo do grupo é conscientizar as comunidades escolares e capacitar professores para abordarem a temática com a inclusão de temas transversais nos componentes curriculares.

“A Semana Maria da Penha nas Escolas demonstra que a prevenção começa pela educação. Quando oferecemos conhecimento e espaço de diálogo para crianças e adolescentes, fortalecemos uma geração capaz de reconhecer, enfrentar e transformar situações de violência”, ressaltou o secretário-executivo do Programa RS Seguro e coordenador do Comitê EmFrente, Mulher, Antônio Padilha. “É um investimento direto – e que transcende os valores meramente orçamentários – na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.”

Padilha   Projetos para combater violência contra a mulher são destacados na Semana Maria da Penha nas Escolas nov25
Coordenador do Comitê EmFrente, Mulher, Antônio Padilha ressaltou que prevenção começa pela educação - Foto: Cainan Silva/Ascom Seduc

Semana Maria da Penha nas Escolas

A Semana Maria da Penha nas Escolas tem como propósito colocar em prática a Lei nº 14.164/2021, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996) ao determinar que os currículos da Educação Básica incluam conteúdos voltados à prevenção da violência contra a mulher. A iniciativa reforça o papel da educação como eixo fundamental na construção de uma cultura de respeito, equidade e proteção.

No Rio Grande do Sul, esse compromisso foi ampliado com a promulgação da Lei nº 15.702/2021, que instituiu oficialmente a Semana Maria da Penha nas Escolas no calendário estadual. A legislação busca fortalecer políticas de prevenção e promover o conhecimento, por parte de toda a comunidade escolar, sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha.

De acordo com a norma, o evento deve ocorrer anualmente, sempre na última semana de novembro, mobilizando escolas públicas e privadas em ações educativas e engajadoras voltadas à conscientização e ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas.

Texto: Ascom RS Seguro
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul