Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Estadual de Irrigação beneficia produtores em Arroio Grande

Publicação:

Arroio Grande foi pioneiro ao implementar na região Sul o Programa Estadual de Irrigação, que ao todo beneficiará 90 famílias no município. Com a inauguração dos açudes construídos na primeira licitação e a entrega dos próximos 50 projetos já aprovados, Arroio Grande se tornará o município gaúcho com maior concentração de açudes.

O programa, criado em 2008 pelo Governo do Estado, tem como principal finalidade minimizar os problemas causados pela falta de chuvas. Segundo o secretário adjunto de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Mário Soares da Silva, desde sua idealização o projeto tem sido um sucesso. O alcance do programa foi muito além do que esperávamos: conseguimos construir 3 mil açudes, em 300 municípios, ressalta. Através do Pró-Irrigação/RS, entre setembro de 2008 e março de 2010, foram construídos 30 microaçudes só no município de Arroio Grande. Para isso, o Governo disponibilizou 227 mil reais.

Os levantamentos técnicos e a elaboração dos projetos de açudagem ficaram sob responsabilidade da Emater/RS-Ascar e da Secretária Municipal de Agricultura Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Todos os produtores que encaminharam a documentação exigida obtiveram a liberação da verba. Não há seleção dos escolhidos, se o agricultor encaminhou a documentação correta, ele obteve sucesso, comenta Soares.

Sendo a estiagem um dos fatores limitantes da produção, a construção dos açudes contribuirá para garantir melhores rendimentos, ressalta o chefe do escritório municipal de Arroio Grande da Emater, Rogério Silveira. Quando viabilizamos a produção nós aumentamos a auto-estima do produtor, e assim, garantimos a permanência dele no campo.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul