Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa de incentivo à inovação garante adesão de cinco empresas

Publicação:

Com a participação de mais de 100 representantes de empresas, universidades e entidades, a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) promoveram nesta quarta-feira (24), o workshop Incentivo Fiscal à Inovação Tecnológica, no Centro de Eventos da Fiergs. Cinco empresas assinaram o Termo de Ajuste ao Programa Pró-Inovação.

O programa do Governo do Estado prevê incentivos fiscais a empresas que apresentarem projetos inovadores. No workshop, as empresas receberam orientações sobre como usufrir do programa, que prevê redução de até 75% do ICMS incremental para projetos de inovação nas empresas.

O titular da SCIT, Cleber Prodanov, afirmou que a inovação se baseia em quatro pontos fundamentais: recursos humanos, investimentos financeiros, acesso a tecnologias e incentivos fiscais. Estamos conseguindo no Governo aliar todos esses elementos. O Programa Pró-Inovação atua como um incentivo aos empresários, que precisam inovar com conhecimento. Fazer inovação é uma tarefa difícil, mas com apoio técnico e de recursos humanos podemos transformar uma ideia em um produto competitivo.

O presidente da Fiergs, Heitor Müller, avaliou o Pró-Inovação como uma iniciativa que concede incentivos fiscais com aspectos positivos. Para superar e disputar um mercado complexo e volátil, as empresas necessitam atingir alto grau de produtividade e competitividade. Este objetivo será alcançado com a união de esfoços do poder público e iniciativa privada.

Empresas
Assinaram o termo de adesão e já passam a ser beneficiadas com o benefício fiscal as empresas S.A.S Plastic, Comil ônibus, Fras-Le, Bettanin Indústria e Bebidas Fruki. Atualmente, já estão participando do programa 40 empresas, sendo que seis assinaram termo de ajuste no ano passado e estão usufruindo dos benefícios.

Texto: Claudia Susana Rodrigues Correa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul