Governador elogia capacidade de superação do povo gaúcho na abertura da Fenachim, em Venâncio Aires
Serão nove dias de atrações, feira e gastronomia
Publicação:

Celebrando a bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite participou, nesta quinta-feira (1º/5), da cerimônia de abertura da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em Venâncio Aires. O evento, que teve início nesta quinta, será realizado em dois finais de semana, de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão. Leite lembrou que, em 2024, o evento foi cancelado a dois dias de sua abertura, em razão das enchentes severas de maio.
"Passado esse momento desafiador que vivenciamos no ano passado, nos orgulhamos do que o nosso povo é capaz. Um ano depois, estamos aqui de pé, firmes, e a Fenachim, que teve de ser suspensa, está aqui viva e forte, neste dia bonito e ensolarado e com o parque cheio de gente. Estamos festejando o chimarrão, que é algo típico da nossa cultura. Então, há um simbolismo muito especial nesta edição. Eu sempre soube da força e da garra do povo gaúcho, mas pude testemunhar, na prática, sua imensa capacidade de superação", afirmou.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, é patrocinador oficial do evento. Serão nove dias de atrações, feira e gastronomia. Realizada a cada dois anos, a Fenachim celebra a cultura da erva-mate e o tradicional hábito do chimarrão, promovendo o turismo, a economia local e o desenvolvimento do município.
Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Secom