Presídio de Canela inicia projeto de qualificação da mão de obra prisional
Publicação:

O Presídio Estadual de Canela deu início, no último final de semana, ao projeto Oficinas de Trabalho, com o objetivo de qualificar a mão de obra prisional e ressignificar o período de cumprimento da pena para os apenados, visando à sua reinserção na sociedade. A iniciativa é promovida pela diretoria do estabelecimento em conjunto com a equipe da 7° Delegacia Penitenciária Regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS).
Além disso, o projeto contará com mais três etapas, aplicadas mensalmente. Na segunda, após a conclusão da produção, será realizada a oficina de aplicação, em que os apenados aprenderão como colocar as peças nas paredes. Na terceira, eles terão a oportunidade de desenvolver técnicas de pintura. Já na quarta fase, encerrando o projeto, os detentos serão ensinados a trabalhar com jardinagem.
A diretora da unidade, Cléria Diel, destacou a importância da iniciativa. “O trabalho, além de trazer dignidade, moralidade e eticidade, reaviva sentimentos para a construção de uma nova vida. Isso se reflete, também, em uma maior disciplina, transformando o comportamento e as atitudes dos apenados no sistema prisional”, afirmou.
Texto: Ascom Susepe
Edição: Secom