Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prazo para indicação de candidatos ao Conselho Estadual de Cultura vai até 11 de agosto

Dois terços dos conselheiros titulares e suplentes são escolhidos por meio de eleição

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Cultura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por desenhos representativos da pintura, do teatro, do cinema e da literatura. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O Conselho Estadual de Cultura (CEC-RS), por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11/7) súmula do edital de abertura das inscrições para o credenciamento de entidades representativas dos diversos segmentos culturais que desejam apresentar candidaturas para eleição de novos membros do CEC-RS. Serão escolhidos dois terços dos conselheiros titulares e os respectivos suplentes.

As entidades culturais podem se inscrever até 11 de agosto. Aquelas que forem consideradas aptas, nos termos da legislação em vigor e conforme o regramento do edital, poderão inscrever candidatos à eleição. São 18 vagas para conselheiros titulares e 18 para suplentes, os quais atuarão como representantes da sociedade civil. O mandato terá duração de dois anos. O processo é coordenado por uma Comissão Especial Eleitoral, composta por conselheiros de Estado da Cultura.

A  publicação da lista preliminar de entidades e candidaturas habilitadas deve ocorrer até 19 de agosto. Uma vez divulgada a listagem, começa o prazo de recurso e impugnação, que termina em 26 de agosto. Até 2 de setembro, deve ser publicada a lista final de entidades habilitadas e candidaturas homologadas. A íntegra do edital e seus anexos, bem como as regras do credenciamento, estão disponíveis na página do Pró-Cultura RS.

Sobre o CEC-RS

De acordo com a Constituição Estadual, o CEC-RS tem a função de estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural, fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, além de emitir pareceres sobre questões técnico-culturais. Ele é um órgão colegiado que faz parte do Sistema Estadual de Cultura, que se destina à articulação, promoção, gestão integrada e participação popular nas políticas públicas culturais.

Atualmente, ele é composto por 27 integrantes, dos quais dois terços são eleitos por entidades culturais do Rio Grande do Sul, sendo garantida na sua composição a presença de pelo menos um representante de cada Região Funcional e de um representante de cada segmento cultural. O terço restante é indicado pelo governo do Estado. 

Texto: Ascom Sedac
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul