Prancha de surf inaugura Coleção de Design do Margs
Publicação:

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul inaugura sua Coleção de Design, com a aquisição da prancha de surf Inajá, da série de pranchas criada pela empresa Crocco Studio Design e produzida em colaboração com o shaper Henrique Ogro Perrone (Porto Alegre, 1981).O padrão de desenho dessa série de pranchas é resultado de 30 anos de pesquisa da designer e artista Heloisa Crocco, em torno do processo criativo Topomorfose, originário do corte topográfico de elementos da madeira aplicados ao design de superfície.
Processo de pesquisa
Iniciado em 1984, esse extenso processo de pesquisa tem resultado em diversos produtos de excepcional qualidade e excelência estética que adquiriram grande prestígio internacional. Obedecendo aos mais rigorosos princípios de sustentabilidade e excelência, o design da Crocco Studio é um exemplo da confluência entre criatividade, responsabilidade ética para com o ambiente e sofisticação do desenho de produtos que colaboram para fazer da vida cotidiana uma experiência não só prazerosa, mas igualmente surpreendente. Um dos fundamentos que caracteriza a Crocco Studio Design é a aplicabilidade do design ao objeto como forma de criação de um fato cultural, demarcando uma área de atuação significativamente distinta.
Série
A série Crocco Studio + Ogro é composta por 12 pranchas de tiragem limitada, variando entre um e 10 exemplares com diversos modelos e desenhos exclusivos, assinados e acompanhados de um certificado de autenticidade. A série já recebeu dois selos de excelência em design: o selo Design Excelência Brasil e o iF Design Award, um selo de qualidade reconhecido mundialmente.
Peça número um
A prancha Inajá é uma peça única e foi adquirida pelo MARGS para ser aquela que inicia sua Coleção de Design. Surf, design e sistematização de uma coleção.
Departamentos
Com o projeto de sistematização, catalogação e divisão temática de sua coleção iniciado nesta gestão, o Margs caminha em direção à profissionalização museológica, cujo objetivo é a criação futura de departamentos curatoriais encarregados das diversas áreas da coleção do museu. Nesse processo, o Margs inicia sua coleção de design, uma área de extrema relevância para a produção cultural contemporânea. A área de design vem crescendo progressivamente em direção a um status de excelência e propostas desafiadoras, trazendo principalmente eficácia e beleza à vida diária. Contudo, design é também uma ferramenta de conhecimento, introduzindo informação e dados sobre o universo em que vivemos, sendo ao mesmo tempo o testemunho de uma época.
Conjunto
Por essa razão, o Margs introduz agora em seu acervo a área de design, que buscará colecionar um conjunto de objetos, projetos e propostas de relevância e qualidade estética, não só para dar visibilidade a esse universo ao seu público, mas para promover a pesquisa acerca de tão fascinante ramo do conhecimento.A escolha de uma prancha de surf com um design de excelência para iniciar a coleção de design do Margs é uma demonstração de que a instituição pretende construir nesta gestão um museu em sintonia com a atualidade da arte e da cultura contemporânea.
Dados técnicos da obra
INAJÁ2011Prancha de surf, 1/1180 x 54 x 20 cm. Criação de Crocco Studio Design, produzida em colaboração com o shaper Ogro.
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305