Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto do Rio Grande realiza simulação de acidentes ambientais

Publicação:

O Porto do Rio Grande realizou, na terça-feira (3), o 2º Simulado do Plano de Emergência Individual (PEI), no Porto Novo. A ação para prevenção de acidentes ambientais incluiu um vazamento químico simulado em terra e outro de óleo em água. A Ecosorb,
Porto do Rio Grande realiza simulação de acidentes ambientais

O Porto do Rio Grande realizou, na terça-feira (3), o 2º Simulado do Plano de Emergência Individual (PEI), no Porto Novo. A ação para prevenção de acidentes ambientais incluiu um vazamento químico simulado em terra e outro de óleo em água. A Ecosorb, empresa contratada pela Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) para atender às emergências relacionadas a vazamentos de óleo, comandou o treinamento.

Durante o simulado foram avaliados todos os procedimentos de comunicação entre as diversas equipes do Porto e as táticas de atendimento à emergência com vazamentos de produtos no meio ambiente. Para o treinamento, foram simulados dois tipos de acidentes, um vazamento de ácido oleum e outro com bunker.

Inicialmente foi feita uma inspeção e o isolamento da área. Depois, a equipe de emergência efetuou a identificação do produto químico causador do acidente, assim como a descontaminação do local e dos agentes envolvidos e a destinação correta do produto. O segundo treinamento contou com esferas e barras de isopor para simular o óleo na superfície da água sem causar danos ao meio ambiente.

Os mesmos procedimentos iniciais foram tomados e os órgãos ambientais foram comunicados. A equipe de emergência lançou na água barreiras de contenção e de absorção. Entretanto, o simulado foi suspenso por motivos de segurança devido à necessidade de deslocamento dos rebocadores que estavam no local. No caso de uma situação real, a embarcação envolvida, mesmo que de forma indireta, precisaria permanecer no local para evitar a dispersão do óleo.

Conforme a coordenação de emergência, o exercício não foi finalizado, mas cumpriu com a função para o qual foi proposto que é acionar a estrutura disponível no Porto. Para a Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Suprg, Margareth Badejo dos Santos, o treinamento foi proveitoso. Fizemos uma avaliação positiva porque conseguimos acionar a estrutura organizacional de resposta do Porto. Estamos preparados e atuando no campo da prevenção e pretendemos, com isso, aumentar a agilidade do atendimento, afirmou.

Segundo a Diretora de Serviços de Prontidão da Ecosorb, Maria Tereza R. Massini, o objetivo principal deste simulado foi fazer a integração da estrutura do Porto que deve ser acionada em casos de emergência. A resposta foi satisfatória. Agora, o próximo simulado completo, deve ocorrer no ano que vem, mas simulados menores serão realizados a cada três meses, explicou.

Texto e foto: Lorena Garibaldi
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul