Porto da Capital movimentará 30 mil toneladas de carga até o final de semana
Publicação:
O Porto de Porto Alegre está com três navios atracados no Cais Navegantes. As embarcações, que operam simultaneamente, garantem uma movimentação de cerca de 30 mil toneladas de produtos. Dois dos cargueiros descarregam 18 mil toneladas de matéria-prima para a fabricação de fertilizantes e, o terceiro, 11 mil toneladas de sal.
Segundo o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, situações como a desta quinta-feira (17) só comprovam a potencialidade operacional do Porto. Mesmo atuando com o mínimo de sua capacidade, ainda assim garantimos uma movimentação que impressiona, pois contamos com 115 caminhões fazendo o transporte de ponta destes produtos até a indústria, afirmou. Além disso, o superintendente destacou que a operação conta com a mão de obra específica, contratada pelo Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto Organizado de Porto Alegre (OGMO). São cerca de 100 pessoas trabalhando diretamente na operação destes três cargueiros. É um setor importante e que movimenta de forma significativa a economia gaúcha, salientou.
Obelar falou do trabalho que o Governo está desenvolvendo para fomentar o uso do Porto, atraindo indústrias e valorizando a hidrovia, com investimentos já direcionados para a sua manutenção. Só no ano passado foram quase R$ 6,5 milhões investidos em dragagem. Também trabalhamos fortemente na recuperação da sinalização náutica, com o objetivo de garantir a segurança na navegação das embarcações de longo curso e cabotagem, disse.
Emprego
O diretor administrativo e executivo do OGMO, Carlos Roberto de Lima, ressaltou a importância do Porto na geração de emprego. Temos um cadastro de 150 pessoas para atuar na operação portuária. Somando a nossa mão de obra com a da indústria de fertilizante, temos um universo de mais de 2 mil pessoas beneficiadas com o trabalho no Porto de Porto Alegre.
Lima salientou que o Porto da Capital é considerado um terminal sazonal, em razão das cargas que recebe. Somos dependentes do fertilizante que chega para nós no período da safra agrícola. Precisamos fomentar o uso dessa estrutura para recebermos e embarcarmos outros tipos de cargas e manter o Porto funcionando todos os meses do ano, disse.
Embarcações
Estão no Porto de Porto Alegre os cargueiros Santa Phoenix, de bandeira panamenha, Daria, do Chipre e o São Luis, de bandeira brasileira. O primeiro, tem estrutura de 190 metros de comprimento e 32 metros de largura. Com um calado de 7,1 metros, a embarcação chegou a Porto Alegre carregado com 8 mil toneladas de cloreto de potássio.
O navio São Luiz atua no transporte de cabotagem. Com 200 metros de comprimento e 27 de largura, descarrega no Porto da Capital 11 mil toneladas de sal. Já o Daria deixa em Porto Alegre 10 mil toneladas de superfosfato simples granulado (SSP) e triplo fosfato simples granulado (TSP).
Texto e foto: Cristiane Franco
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305