Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ponte sobre o Rio Ijuí, em Santo Ângelo, será recuperada sem interdição total

Publicação:

A ponte sobre o Rio Ijuí, no km 101,7 da ERS-344, no sentido Entre-Ijuis-Santo Ângelo, será reformada sem que haja necessidade de interdição total. A informação foi divulgada no início da noite de ontem (09), pelo secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, após reunião técnica com a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem.

A ponte está em meia-pista desde a tarde de quarta-feira (08), após vistoria realizada por técnicos do Daer, que constataram o desgaste acelerado do degrau de uma das vigas existentes no vão Gerber, que fica na parte central da travessia e serve como apoio de sustentação especial da sua estrutura. O problema afetou a faixa do lado direito da ponte (sentido Entre-Ijuís-Santo Ângelo) devido ao tráfego pesado de veículos no trecho. Fizemos um laudo sobre as condições da ponte e estamos tomando as medidas necessárias, com responsabilidade para consertá-la e dar segurança aos usuários da via, afirmou o secretário.

Serão executadas obras de estabilização nos 15 metros do vão central. A ponte, construída há 57 anos, foi projetada para sustentar o peso de até 36 toneladas, sendo que atualmente trafegam pelo local carretas com até 60 toneladas.

O secretário anunciou que o Daer, após decretar emergência, envia ainda nesta sexta-feira (10) convite para que cinco empresas apresentem laudo e proposta para o conserto. A reforma da ponte deverá ser concluída em até 120 dias. A obra é emergencial, mas a solução é definitiva para, no mínimo, os próximos 20 anos, explicou.

Também nesta sexta-feira, o Daer conclui a instalação de semáforos nas duas cabeceiras da ponte para controlar o tráfego que seguirá em meia pista. O secretário reafirmou que o Daer dará início à avaliação das condições das 960 pontes de responsabilidade do Estado. A iniciativa, segundo Beto, é imprescindível para que se possa evitar tragédias maiores, como a ocorrida com a ponte sobre Rio Jacuí, na RSC-287, em Agudo, que caiu no ano passado após uma enxurrada, resultando na morte do vice-prefeito do município.

Participaram do encontro o diretor geral do Daer, Marcos Ledermann, o diretor de Infraestrutura, Adriano Reinheimer, o superintendente de Obras de Arte Raul Py de Hires, o engenheiro técnico responsável pela vistoria, Roberto Zago, e o superintendente da 14ª Regional do Daer, Vilson Castro de Almeida, além do secretário-adjunto de Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, e o diretor de Infraestrutura da Pasta, Jeferson Couto.

Texto: Fabiana Calçada
Foto: Tatiana Müller Bottin, Daer
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul