Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Penal e Corsan assinam contrato de concessão do sistema de esgotamento sanitário no Complexo Prisional de Charqueadas

Ação prevê a prestação dos serviços públicos, incluindo as atividades de operação e manutenção de toda a infraestrutura

Publicação:

Esta é uma fotografia em plano médio de um grupo de sete pessoas (quatro homens e três mulheres) posando para uma foto em uma sala de reuniões clara e moderna.

O Grupo (da esquerda para a direita):

Mulher 1: Possui cabelos castanhos longos, veste uma blusa bege de mangas compridas e calças de cintura alta na cor terracota. Ela sorri suavemente com as mãos cruzadas à frente.

Homem 1: Tem barba curta e escura, veste uma camisa social cinza e usa um crachá pendurado em um cordão colorido.

Homem 2: Veste um paletó azul-marinho sobre uma camisa social azul-claro, sem gravata.

Homem 3 (Centro): Veste uma camisa social rosa claro e calças cáqui. Ele segura, junto com a mulher ao seu lado, uma folha de papel branca (um contrato ou convênio).

Mulher 2 (Centro): Tem cabelos loiros curtos, usa óculos de armação preta, uma blusa preta e uma saia com estampa de leopardo (animal print). Ela segura a outra extremidade do documento.

Homem 4: Tem barba curta, veste uma camisa social branca e calças pretas.

Mulher 3: Possui cabelos escuros longos, veste uma blusa verde-água clara sem mangas e calças pretas.

O Fundo: Atrás do grupo, há uma parede branca e lisa. No centro da parede, acima das cabeças das pessoas, está o logotipo da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento) em azul escuro, composto por três barras horizontais que formam um "C" estilizado, seguido pelo nome "corsan" e um pequeno símbolo "ae" no canto superior direito.

O Primeiro Plano: Na parte inferior da imagem, vê-se parte de uma grande mesa de reuniões branca. Sobre ela, há uma bandeja com diversos copos plásticos lacrados contendo água, além de alguns cabos e um pequeno dispositivo eletrônico preto no canto direito.

A iluminação é uniforme e clara, vindo de painéis de LED no teto, criando um ambiente corporativo formal.
Medida assegura dignidade no cumprimento da pena e melhores condições de trabalho para servidores - Foto: Arthur Plácido/Ascom SSPS

A Polícia Penal, com a interveniência da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinaram na manhã desta quinta-feira (18/12) o contrato de concessão do sistema de esgotamento sanitário do Complexo Prisional de Charqueadas. A escolha inicial por este local ocorre devido à demanda e aos impactos causados recentemente pelas enchentes.

Há previsão de que o contrato assinado sirva de modelo para implantação em outras unidades prisionais e socioeducativas que necessitam do aporte e acompanhamento de empresa com essa expertise, em conformidade com o Decreto 57.362/23, que institui o Programa de Regularização Ambiental de todos Estabelecimentos Prisionais. Participaram do ato o titular da SSPS, Jorge Pozzobom, o diretor-geral da SSPS, Felipe Trindade, e a presidente da Corsan/Aegea, Samanta Takimi.

Pozzobom destacou a importância do ato e os impactos do serviço para o maior complexo prisional do Estado. “Estamos tratando aqui de um contrato que ampliará a manutenção da infraestrutura - assegurando a dignidade do cumprimento da pena - que irá melhorar as condições de trabalho para os nossos servidores, gerando impacto positivo para toda a sociedade, garantindo avanços na prestação de serviços e na proteção do meio ambiente”, disse. 

O documento assinado prevê a prestação dos serviços públicos de esgotamento sanitário, incluindo as atividades de operação e manutenção de toda a infraestrutura. Para isso, a Corsan realizará um investimento para obras e melhorias no Complexo Prisional de Charqueadas. 

Texto: Ascom SSPS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul