Penitenciária Modulada de Osório inaugura sistema de videomonitoramento
Publicação:

A Penitenciária Modulada de Osório, no Litoral, já conta com sistema de videomonitoramento, com as câmeras acompanhando os módulos de vivência e de trabalho, a área de visitação e o entorno da penitenciária. A nova ferramenta de segurança da Casa Prisional foi inaugurada na segunda-feira (7), pelo superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Gelson Treiesleben. A doação foi efetuada pelo Conselho da Comunidade de Osório, em parceria com o Conselho da Comunidade de Tramandaí. Ao todo são 22 câmeras que fazem a captura e o armazenamento das imagens externas do local. Um equipamento central também atinge o ângulo de 360 graus.
Após a conferência do funcionamento das câmeras, um ato informal marcou o agradecimento da direção da casa prisional e da Susepe aos apoiadores do projeto. Para Alexandre Trindade, diretor da Penitenciària, o apoio do Conselho da Comunidade tem ajudado muito a mudar o cenário de descaso que a penitenciária vinha sofrendo.
Gelson Treiesleben afirma que a atenção à penitenciária foi especial nestes primeiros meses da gestão. O trabalho aqui é diferenciado porque encontramos o sistema nas mãos dos presos, por um equívoco histórico, mas começamos o processo de classificação para que o Estado pudesse retomar o seu verdadeiro papel, de controle do sistema prisional, comenta.
Parcerias importantes
Para o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep) da Susepe, Mário Pelz, a parceria com os conselhos comunitários são fundamentais para o trabalho da instituição. Se a comunidade não olhar para o preso, não adianta a Susepe tomar algumas ações para atender a população carcerária. O apoio do Conselho da Comunidade, e de outras organizações da sociedade, fortalecem e demonstram a efetividade das decisões tomadas por nós, afirma Pelz.
Gilson Becker, presidente do Conselho da Comunidade de Osório, agradece ao reconhecimento do trabalho realizado. Diversas entidades estão atuando para reduzir o trauma de estar aqui dentro e para sair melhor, modificado. É gratificante para nós este reconhecimento, conclui.
A visita das instalações foi finalizada com lanche oferecido pela Penitenciária Modulada de Osório, feito por apenados que participaram do curso Cozinha Brasil, programa em parceria com o Sesi, para o aproveitamento de alimentos.
Texto e foto: Tiago Dias
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305