Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pavimentação da VRS-843 impulsiona economia no Vale do Caí

Publicação:

Pavimentação da VRS-843 impulsiona economia no Vale do Caí
Obras dos 11,45 quilômetros eram uma reivindicação antiga dos moradores de Feliz e Linha Nova - Foto: Júlio Cunha Neto/Daer

A comerciante Maria Jeni Feltes, 50 anos, comemora o bom momento dos negócios da família. Desde que inaugurou um mercado às margens da VRS-843, em Feliz, a chegada de clientes e de distribuidores nunca foi tão intensa. O motivo é o asfalto novo que passa em frente ao estabelecimento, fazendo aumentar a circulação de veículos. "Hoje, os atacadistas vêm nos visitar porque a estrada está em boas condições", relata. "Além de ampliarmos nossa variedade de produtos, podemos escolher os que oferecem melhor preço, resultando numa economia de até 20%", acrescenta.

A pavimentação da VRS-843 era uma reivindicação antiga dos moradores de Feliz e Linha Nova, cidades com 13,4 mil e 1,6 mil habitantes no Vale do Caí. Os trabalhos, executados pelo governo do Estado por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), garantiram o asfaltamento dos 11,45 quilômetros que ligam os municípios. O investimento total foi de R$ 9,7 milhões, financiados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Essa estrada integra os projetos do governo no Programa Acessos Municipais, que mudou positivamente a realidade dos municípios gaúchos", afirma o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. "Nesse caso, vai favorecer muito essa região que se destaca tanto na produção agrícola e industrial quanto no turismo", completa.



Maria Jeni é dona de mercado às margens da rodovia

As obras da VRS-843 se encerraram no final de 2016, quando foi implantada a sinalização definitiva da rodovia. Nessa etapa, são instalados os tachões (peça com retrorefletor fixada ao pavimento), as placas de trânsito, as defensas metálicas nas laterais da estrada e a pintura das faixas. "Nossa meta é entregar 26 acessos municipais este ano, todos em condições de trafegabilidade e segurança ideais aos usuários", ressalta o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti. "Estamos gradualmente solucionando pendências técnicas e financeiras para entregarmos cada vez mais serviços de qualidade à sociedade", finaliza. 

Para o caminhoneiro Adriano Kaspary, 25 anos, o pavimento que liga Feliz a Linha Nova também permite economizar tempo e gastos com manutenção do veículo. "Antes, levava-se meia hora para irmos de um município a outro. Agora, é possível chegar em 15 minutos ou menos", conta. "Em estrada de chão, sempre dava prejuízo com suspensão e pneus. Com o asfalto, esse problema não existe mais", comemora.


Adriano reduziu os gastos com o caminhão 

Texto e fotos: Júlio Cunha Neto/Daer
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul