Operação especial transporta peças da Refap até Porto Alegre
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O navio Star of America, de bandeira brasileira, é a embarcação utilizada para transportar entre os portos do Rio Grande e de Porto Alegre, as peças de maior dimensão que fazem parte da modernização da Refinaria Alberto Pasqualini. As peças estão chegando em partes do exterior ao porto rio-grandino há vários meses, e depois seguem viagem para a sede da refinaria, em Canoas. Pelas dimensões de alguns destes equipamentos, não seria possível o transporte via rodoviária, por isto foi usada uma embarcação especial, com porão aberto. O carregamento de seis peças começou no cais comercial do Porto do Rio Grande, às 10h de sábado (26), sendo realizada durante cerca de sete horas. O navio ?Star of America?, por ser especializado em transportar cargas de grande dimensão, atracou de forma perpendicular ao cais, baixando a rampa existente na popa (parte de trás do navio), por onde entram os caminhões com os equipamentos. Já no porão, todo o rodado dos caminhões é separado das cabines, ficando com as peças para o descarregamento em Porto Alegre. Entre as seis peças, duas pesam 46 toneladas cada, uma pesa 42 toneladas; uma, 50 toneladas; uma, 47 toneladas e outra, 12 toneladas. A maior e última a ser embarcada tem dimensões de 10 metros de largura por 10 metros de altura. O porão do ?Star of America? tem 11 metros de largura. Foram utilizados na operação 34 trabalhadores das empresas Superpesa (dona do navio) e da Toyo Engineering Corporation (responsável pela logística de transportes do Projeto Refap 2), e 34 trabalhadores portuários avulsos (TPAs), requisitados ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra pela operadora portuária CTIL. Apesar de ter concluído a operação e desatracado no final da tarde de sábado, o navio permaneceu durante a noite fundeado na saída do Porto Novo em direção à Lagoa dos Patos (área Golfo 3), seguindo para Porto Alegre somente hoje, domingo (27), às 10h. A viagem até o porto da capital deve levar 24h. Para a Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), esta é mais uma operação que comprova a eficiência do cais comercial, de administração pública e multifuncionalidade, em trabalhar com cargas diversificadas e de difícil manejo. Além de receber e enviar os grandes equipamentos, o porto também está armazenando esta carga, durante o tempo em que os importadores providenciam a sua internalização.