Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Obras no eixo norte da RSC-471 têm bom andamento e estrada será entregue no prazo previsto

Publicação:

O Governo do Estado prevê entregar ao tráfego, até o fim do ano, o eixo norte da RSC-471, dentro do prazo previsto. A rodovia faz parte do Programa Estruturante DuplicaRS e, quando concluída, constituirá o mais importante eixo de ligação entre o norte do
Obras no eixo norte da RSC-471 têm bom andamento e estrada será entregue no prazo previsto

O Governo do Estado prevê entregar ao tráfego, até o fim do ano, o eixo norte da RSC-471, dentro do prazo previsto. A rodovia faz parte do Programa Estruturante DuplicaRS e, quando concluída, constituirá o mais importante eixo de ligação entre o norte do Estado, o Planalto Médio e o Porto de Rio Grande, passando pelo Vale do Rio Pardo. Serão 110 quilômetros a menos se comparados ao atual itinerário, reduzindo custos de transporte, tanto para o deslocamento de insumos que chegam quanto à produção dessas regiões que escoa por Rio Grande.

O diretor-geral do Daer, Vicente Britto Pereira, vistoriou, nessa quinta-feira (30), o andamento dos três lotes da RSC-471, acompanhado de técnicos do Departamento e das empreiteiras responsáveis. Segundo o diretor-geral, o trabalho está em bom andamento e será possível atingir a meta de entrega de todo o eixo ainda em 2010.

O lote 1, com 54,04 km, entre Barros Cassal e Herveiras, já está todo pavimentado, aguardando sinalização. A construtora responsável é a Andrade Gutierrez S/A, e o custo da obra é R$ 154,4 milhões. O lote 3, com extensão de 20,65 km, entre Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, executado pela empresa Conterra, com 100% das obras de terraplenagem e 67% das obras de pavimentação e da interseção com a BR-471 concluídas, tem previsão de entrega até início de novembro.

Por fim, o lote 2, que liga Herveiras a Vera Cruz, com 36,97 km, ainda é o maior desafio por ser um trecho localizado na região da Serra. Os serviços estão em andamento, com 92,95% das obras de terraplenagem e 35,89% de pavimentação concluídas. A previsão de finalização desse trecho é para dezembro desse ano. O viaduto Francisco Alves, com 260 metros, está aguardando apenas os aterros para ser entregue à comunidade, enquanto o viaduto sobre a RSC-287 já está concluído.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul