Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Muros do presídio de Santa Cruz do Sul recebem a arte do grafite

Publicação:

projeto
projeto - Foto: Divulgação

Idealizado pela Assessoria dos Direitos Humanos (ADH) da Susepe, o projeto "Arte Liberta" foi desenvolvido no presídio Regional de Santa Cruz do Sul. A iniciativa tem o objetivo de levar arte e cor por meio do grafite em algumas partes do estabelecimento prisional a fim de promover o bem-estar entre os visitantes. Em especial, crianças e mulheres. O projeto foi realizado na terça-feira (3).

Com apoio da empresa Tintas Coral, a arte foi feita pelos integrantes do Núcleo Urbanóide, Lucas Anão Vernieri, Allan Viera e Elton De Sena Gomes. O muro externo, a sala de visita e a sala de revista infantil receberam os novos estilos de pinturas e mudaram significativamente o cenário. A solicitação da arte foi feita pelo delegado da 8ª DPR, Anderson Louzado, que contou com auxílio do Conselho da Comunidade do município para o êxito do projeto.

A meta, segundo a ADH, é levar o projeto para todas as regiões penitenciárias do RS, tornando mais acolhedor e alegre os espaços por onde circulam os visitantes. "Quando as ações são positivas para os familiares, isso reflete no próprio apenado. É muito importante para a ADH e para as pessoas em situação de prisão que seus afetos sejam bem recebidos. Os servidores foram receptivos e falaram sobre a importância do trabalho realizado lá”, explicou a psicóloga da ADH, Sonia Modena.

Os presídios de Charqueadas, Bagé, Arroio dos Ratos, Porto Alegre, Guaíba, Dom Pedrito, Santana do Livramento já foram contemplados com o "Arte Liberta", alterando a imagem da estrutura de presídios. Os moradores do entorno do presídio, como as crianças e adolescentes, interagiram com os artistas no momento da pintura do muro externo.

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul