Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Multiplicadores do Projeto Google recebem capacitação na Secretaria da Educação

Publicação:

Multiplicadores do Projeto Google recebem capacitação na Seduc
A parceria com a Google vai reforçar os conceitos de inserção de tecnologia na sala de aula - Foto: Evandro Oliveira/Seduc

Os multiplicadores do Projeto Google Apps for Education nas escolas estaduais foram capacitados nessa quinta (14) e sexta-feira (15). Os representantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que orientam os professores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), estiveram reunidos em Porto Alegre, onde falaram por videoconferência com o gerente de Programas do Google Educação, Rodrigo Vale.

A Secretaria da Educação (Seduc) e a empresa firmaram essa parceria no mês de março. Com isso, os aplicativos desenvolvidos pela Google para o trabalho em sala de aula foram cedidos gratuitamente para o Estado. O objetivo é reforçar os conceitos de inserção de tecnologia na sala de aula e elaborar o plano de trabalho.

"No início do ano viajei aos Estados Unidos e estive na sede da Google em Mountain View. Lá, percebi que havia espaço para essa parceria, que foi firmada recentemente. Também somos parceiros do Instituto Natura, que forneceu no ano passado mais de 5 mil objetos digitais de aprendizado, gratuitamente. Estamos abertos a outras iniciativas como estas, que possam qualificar o nosso trabalho", explica o secretário da Educação, Vieira da Cunha, que participou da atividade.

Para o secretário Vieira da Cunha, a intenção é fazer com que o processo de ensino e aprendizado nas escolas gaúchas acompanhe a evolução da sociedade. "Tenho visitado muitas escolas e é difícil não ver um dos nossos alunos com o seu telefone celular na mão. Isto é uma realidade e precisamos estar sintonizados com a evolução da sociedade. Nosso desafio é acompanhar estas novas gerações", afirmou Vieira.

"A partir de agora, esses professores vão começar as formações com os professores da rede para inserção das ferramentas nas práticas pedagógicas em sala de aula”, afirma a gerente do projeto na Secretaria da Educação, Márcia Buffon Machado.

Além das formações constantes para os professores, o governo do Estado investiu na aquisição de equipamentos. Em 2015, 28,6 mil netbooks foram adquiridos, para 666 escolas. O investimento foi de R$ 27 milhões, recursos de financiamento do Banco Mundial (Bird), com contrapartida do orçamento do Estado.

No final de 2015 também foram compradas 652 lousas digitais, que estão sendo distribuídas para mais de 300 escolas.


Texto: Roberto Witter/Ascom Seduc
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul