Mulheres entram em campo no Dia do Futebol Feminino
Publicação:
Neste Dia Internacional da Mulher, os secretários de Estado do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, entregaram medalhas a todas as participantes do Dia do Futebol Feminino, uma comemoração esportiva organizada com o objetivo de dar visibilidade às mulheres que praticam esse esporte no ano da Copa do Mundo no Brasil.
O evento ocorreu durante o sábado, na sede da Escola de Educação Física da UFRGS (ESEF). A deputada estadual Stela Farias e a secretária adjunta da Secretaria de Política para as Mulheres, Ana Félix, também prestigiaram o evento.
“Estamos começando um trabalho importante de valorização da participação de mulher no esporte e esta atividade é uma demonstração disso”, afirmou o secretário Ricardo Petersen.
Cerca de 20 equipes de futebol feminino encontraram-se nos campos da ESEF para confraternizar e promover o futebol feminino. A programação contou com jogos de futsal e futebol de campo. Também ocorreram apresentações de música e atividades culturais. Além disso, alunos da Escola de Educação Física da UFRGS conduziram atividades recreativas com crianças acompanhantes.
Um dos destaques da atividade ficou por conta da atleta Lara das Graças Schüler, de 19 anos, que ficou por alguns minutos fazendo embaixadinhas no estilo free style. Sobre o esporte, ela conta que nunca sofreu preconceito e que já pratica a modalidade desde os nove anos. Muita gente achava estranho, mas nunca liguei pra isso. Moro em Taquara e como não tinha quem jogasse futebol comigo, procurei alguns vídeos na internet e comecei a praticar o free style, revela. Ela conta que já ficou 12 horas ininterruptas praticando durante um treino, mas agora pretende validar a marca oficialmente como recorde mundial.
O Dia do Futebol Feminino foi promovido pela Secretaria do Estado do Esporte e do Lazer (SEL) e pela Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres, a Escola de Educação Física da UFRGS, o RS na Paz, Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania e o Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo (Grecco).
Texto: Ana Cristina Rosa e Luana Mesa
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305