Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mônica Tomasi faz show gratuito na Capital na quinta

Publicação:

Compositora e intérprete gaúcha apresenta-se na próxima quinta-feira, às 19h
Compositora e intérprete gaúcha apresenta-se na próxima quinta-feira, às 19h - Foto: Elvira Tomazzoni Fortuna

"CCMQ na Copa do RS" é a programação gratuita, composta por shows e saraus, realizada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) até 10 de julho, para quem visitar a instituição no período da Copa do Mundo 2014. A atração na próxima quinta-feira (26) é Mônica Tomasi, às 19h, no Auditório Luís Cosme da Discoteca Pública Natho Henn, no 4º andar do centro cultural.

A gaúcha Monica Tomasi fincou os dois pés na música em 1990, quando lançou em Porto Alegre o primeiro disco, "Eu Fórica". Intuía que seria compositora e intérprete de qualidade e seis anos depois, decidiu zerar a carreira, indo morar em São Paulo. A mudança gerou o 1, CD (selo Dabliú), em 1996, que impulsionou a entrada da faixa "Breve Estação" na coletânea "A Gema do Novo", ao lado de um elenco em que reluziam Rosa Passos, Ná Ozzetti e Chico César.

Na sequência, o clip de "Esse Tal de Samba Enredo", entra na programação dos canais a cabo direcionados a públicos jovens. Sua polivalência musical é um dado importante: como trafegava com absoluta naturalidade por diversos gêneros musicais, foi convidada para cantar em 1998 no projeto "Quarenta Anos de Bossa Nova", dividindo o palco com os consagrados Alaíde Costa e Johnny Alf. Um ano depois, gravou duas composições da fase rocker de Roberto Carlos para o espetáculo "Muito Romântico", de Naum Alves de Souza, em que cantaram Lenine, Zeca Baleiro, Chico César e Paulo Moska.

Em 1999, participou da 4ª edição do projeto "Novo Canto" da rádio JB FM, quando conheceu o guitarrista, compositor e produtor Celso Fonseca, logo transformado em importante aliado de seu trabalho. Shows com Paulinho Moska e uma série de shows com sua nova banda, "Monica e os Garibaldos", delineiaram profissionalmente os anos seguintes e a levaram, em 2003, ao 3º CD, Idéias Contemporâneas Sobre o Amor, pela Tratore Discos.

Em 2004, com Jussara Silveira, Tião Carvalho e Nenê Quarteto, cumpriu um extenso roteiro de shows pelas regiões Norte e Centro-oeste do Brasil, pelo projeto "Pixinguinha". Suas composições foram bem recebidas pelas plateias de Goiânia, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Cuiabá e Campo Grande. E logo depois, em Paris e Buenos Aires. Também em sua discografia, os discos independentes "Quando os Versos me Visitam" (2008) e "Intermitente" (2013).

Texto: Assessoria Sedac
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul