Missão gaúcha ao Canadá identifica oportunidades na indústria criativa
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A missão do Governo do Estado, que esteve no Canadá entre 10 e 15 de novembro para promover o setor gaúcho de jogos digitais e conhecer as ações do país de estímulo ao setor, identificou fortes oportunidades na indústria criativa. A viagem se insere nos marcos do acordo de cooperação bilateral firmado entre o Brasil e o país norte-americano nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2011.
A delegação gaúcha participou da 13ª edição da Montreal Games Summit (MIGS), uma das maiores feiras do mundo sobre vídeo games, onde empresas brasileiras realizaram diversas reuniões de negócios. Os integrantes também conheceram as políticas públicas de fortalecimento ao setor durante encontros na Investissement Québec – agência de desenvolvimento e banco regional da província canadense – e na Canada Media Fund (CMF), entidade de fomento a projetos de mídia digital.
“São ações destes órgãos que permitiram o crescimento da indústria e o estabelecimento de um cluster bem sucedido, modelo que pode servir de exemplo no RS”, afirmou a assessora de Relações Internacionais do Estado, Mariana Martinez.
Segundo o coordenador de economia criativa da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Fernando Guimarães, a política do governo canadense foi decisiva para o desenvolvimento do setor de games. Desde a década de 90, o Canadá vem atuando de forma pioneira e incisiva em sua estratégia de fortalecimento no setor de mídia digital”.
Através do Investissement Québec, o governo daquele país investiu cerca de US$ 40 milhões na compra de 4% da Ubisoft, gigante francesa do setor de games, viabilizando a instalação da empresa no país. “Isso serve de exemplo para ações que poderiam ser desenvolvidas no Rio Grande do Sul”.
Co-produções
Na ocasião, os dirigentes do CMF, que também investe em co-produções internacionais, manifestaram a intenção de estimular parcerias entre empresas canadenses e brasileiras. Esta é uma grande oportunidade para as empresas gaúchas de games, e também de outros setores de mídia digital no Estado, como animação e áudio. O terreno está propício para realizarmos negócios internacionais, e ambos os lados sairão ganhando ressaltou o presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS, Carlos Idiart.
Seminário
Na quinta-feira (14), a comitiva participou de um seminário organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá, em Toronto, capital de Ontario, uma das províncias canadenses mais fortes da indústria criativa. Na ocasião, o CEO da Interactive Ontario, Donald Henderson, apresentou um panorama geral do setor de mídia digital na região, que atualmente emprega 17 mil pessoas, contribuindo com cerca de US$ 1 bilhão para a economia local.
A viagem foi articulada pela Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos (Apex), por meio do projeto Brazilian Games Developer da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), com apoio do Sebrae e do consulado do Canadá.
Incentivos
No Canadá, o modelo de start ups (novas empresas) e incubadoras está proliferando e garantindo o sucesso no ramo de mobile games (jogos para celular), que representa 75% do mercado. Um dos grandes exemplos é o empreendimento Execution Labs, incubadora privada focada em games onde as empresas participantes recebem um investimento em 15% da sociedade, garantindo recursos para o desenvolvimento de um projeto no período de 9 meses, recebendo treinamento e orientação direta.
Somente a área de mídias digitais, o país norte-americano emprega mais de 50,2 mil pessoas (16 mil apenas no setor de games), com uma receita anual de US$ 4,8 bilhões, apresentando um crescimento de 58%, entre 2008 e 2011.
Mercado brasileiro
O Brasil é o quarto maior mercado do mundo no segmento de jogos digitais, com 35 milhões de usuários. O comércio nacional de games movimentou R$ 5,3 bilhões em 2012, com crescimento de 32% em relação a 2011, de acordo com dados do Sebrae. No Rio Grande do Sul, o Arranjo Produtivo Local (APL) de jogos digitais foi selecionado recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para investimentos em seu planejamento estratégico.
O Governo do Estado tem desenvolvido um trabalho transversal para estimular este APL por meio do programa RS Criativo. Estamos nestas agendas com o objetivo de fortalecer a cooperação Brasil-Canadá nas questões criativas, e também para conhecer as ações que o governo canadense criou na área, como fundos de apoio, incentivos fiscais e estímulos à pesquisa e inovação. Temos convicção de que o RS tem o potencial necessário para crescer nesta área, promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado, reforçou Mariana.
Texto: Letícia Kiraly
Foto: Assessoria de Imprensa
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