Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Missão do BIRD finaliza preparação de projetos com secretarias do Estado

Publicação:

Técnicos do Banco Mundial (BIRD) iniciaram na Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, na segunda-feira (9), uma missão de avaliação dos projetos do Programa Pró-Redes (Programa de Retomado do Desenvolvimento). A formulação das propostas
Missão do BIRD finaliza preparação de projetos com secretarias do Estado

Técnicos do Banco Mundial (BIRD) iniciaram na Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, na segunda-feira (9), uma missão de avaliação dos projetos do Programa Pró-Redes (Programa de Retomado do Desenvolvimento). A formulação das propostas será acompanhada pelos técnicos do Banco durante esta semana em nove secretarias do Estado e serão enviados ao BIRD, para aprovação da Carta-Consulta do Rio Grande do Sul, que busca R$ 800 milhões em financiamentos.

O financiamento tem como objetivo estimular a retomada do desenvolvimento no Rio Grande do Sul por meio de execução de políticas públicas de modernização da gestão pública, incluindo a gestão ambiental, de desenvolvimento do setor privado e da inovação tecnológica, da qualificação do ensino público e da melhoria nos transportes, com manutenção e recuperação da malha rodoviária.

O coordenador da missão e também especialista em desenvolvimento do setor privado e inovação do Banco Mundial, Thomas Kenyon, vem acompanhando a elaboração dos projetos desde o ano de 2011. O coordenador lembrou, que a negociação tem particularidades muito importantes, como uma das cláusulas exigidas pelo banco que trata sobre o combate à fraude e a corrupção. Segundo Kenyon, a cláusula é um pré-requisito exigido pelo Banco.

Para Margareth Vasata, diretora do Departamento de Captação de Recursos da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, o objetivo das reuniões busca auxiliar as secretarias na elaboração dos projetos que serão apresentados à instituição financeira. Estamos na fase de finalização de preparação dos projetos das secretarias que participam do processo, explica a diretora.

Entre os participantes, estavam coordenadores de projetos, assessores jurídicos e de licitações das secretarias do Planejamento e Participação Cidadã (Seplag), Administração e Recursos Humanos (Sarh), Desenvolvimento e Promoção do Investimento (Agdi), Secretaria da Educação (Seduc) , do Meio Ambiente (Sema), Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), Secretaria de Infraestrutura Logística (Seinfra), Daer e IPE que estão envolvidas na Carta. A missão permanece durante toda esta semana realizando reuniões para subsidiar o documento final que será enviado ao Banco Mundial para a elaboração da minuta do contrato.

Texto: Regina Farina
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul