Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Margs escolhe novo curador-chefe

Publicação:

 

Pela primeira vez em sua história, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), localizado junto à Praça da Alfândega, no centro histórico da Capital gaúcha, tem um curador permanente em seu quadro funcional. O pesquisador e historiador de arte, José Francisco Alves, assume como Curador-chefe do museu com o propósito de por em prática a política de exposições da instituição nesta gestão.

Segundo o diretor do Margs, Gaudêncio Fidelis, a função de um curador permanente surge a partir da necessidade de que a instituição volte a gerar seus próprios programas de exposições e que possa, por meio deles, produzir conhecimento de relevância compatível com o papel dos museus na atualidade. Segundo Fidellis,  trata-se, também, de fazê-lo dentro de um quadro de profissionalização pelo qual os museus brasileiros vêm passando e da necessidade do Margs de colocar-se em pé de igualdade com seus pares no restante do País.

Assim, o dirertor do museu explica que promove-se a democracia institucional na medida em que as decisões da política de exposições não ficarão somente na esfera da direção, mas serão estabelecidas através de um conjunto de ações que reflitam a diversidade de programas de exposições que a instituição é capaz de gerar.

Como Curador-chefe do Margs, José Francisco Alves, trabalhará em consonância com os diversos núcleos do museu com vistas a promover uma maior qualificação dos projetos curatoriais nos quais a instituição venha a se engajar. Dessa forma, o Núcleo de Acervo, Conservação e Restauro, Documentação, Comunicação e Educativo estarão nesta gestão interligados com a curadoria.

Esta trabalhará para que as exposições sejam o resultado de pesquisa e investigação histórica, que tenha como centro gravitacional, antes de tudo, o acervo da instituição. Exposições temporárias com obras que não compõem o acervo completarão os programas de exposições do museu e irão introduzir um sofisticado programa de mostras e publicações com vistas a qualificar as atividades do museu para que este possa atender a diversidade de audiências.

Alves coordenará também os projetos de exposições de curadores convidados pela instituição e supervisionar as atividades de pesquisa voltadas para a curadoria. O ingresso do Margs de forma efetiva no quadro e profissionalização dos museus brasileiros não pode ocorrer antes de uma modernização de sua estrutura funcional, do qual o curador é uma peça indispensável, diz o diretor, Gaudêncio Fidelis.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul, s/nº, localizado na Praça da Alfândega, funciona de terças a domingos, das 10 às 19 horas. Todas as exposições têm entrada franca. Telefone (51) 3227-2311 e email curador@margs.rs.gov.br.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul