Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Turma de 159 jovens do CJ Lomba do Pinheiro conclui formação profissional

Publicação:

Maurício Tonetto   formatura Lomba (5)
Formandos e professores em momento de confraternização com o secretário Paladini, da SJCDH - Foto: Maurício Tonetto / Ascom SJCDH

As turmas do Centro da Juventude Lomba do Pinheiro encerraram a semana com festa nesta sexta-feira (7/6). Na formatura de 12 dos cursos de qualificação profissional e também do Ensino de Jovens e Adultos, 159 jovens receberam os seus certificados. A formação é oferecida pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD), vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Quando chegavam ao CJ, os convidados se deparavam com formandos ansiosos, ainda ensaiando as apresentações, alguns cobertos de glitter. Entre eles, Sabrina da Silva Fetter, 18 anos. Como ela mesma se perguntou, “quem diria que a menina tímida do ano retrasado estaria ali pronta para dançar, desfilar e receber o diploma?”.

A jovem, que foi contratada pelo Hospital de Alvorada, concluiu o curso de culinária. “Sou outra pessoa. As atividades me ajudaram em muita coisa, seja na vida pessoal ou profissional. Sou mais feliz, segura. Passei a ver que eu posso tudo o que eu quiser”, contou Sabrina.

Maurício Tonetto   formatura Lomba (4)
Momento muito esperado: diploma na mão confirma que horas de estudo, dedicação e concentração constroem um futuro melhor - Foto: Maurício Tonetto / Ascom SJCDH

Essa mudança de perspectiva foi destacada pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini. Ao abrir a formatura, falou sobre a importância do POD para a emancipação dos jovens. “É importante este processo de qualificação, de emancipação, de oportunidade também política. Num momento tão difícil do nosso país e do nosso Estado, espaços como estes devem ser valorizados. Ficamos muito felizes de ver que vocês estão aqui, que enfrentaram as dificuldades que o mundo, que a sociedade impõe, e concluíram um curso. Vocês são bravos guerreiros e nos orgulham!”, ressaltou.

Na mesma linha, o diretor Pedagógico do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), Everton Silveira, lembrou que um dos princípios do POD é promover o protagonismo juvenil para que eles executem as mudanças que sociedade precisa. “A gente fica orgulhoso de ver vocês superando barreiras e nos mostrando que são protagonistas do futuro, seja o futuro de vocês, da comunidade, do Estado. Conseguimos tornar essa ideia realidade e temos que propagar isso. Vocês, jovens, são fantásticos!”, concluiu o representante da instituição parceira do Estado na gestão do CJ.

Melina Fernandes   formatura Lomba (1)
Luidy se formou em inglês e exibe, orgulhoso, o diploma com a professora Mariana Sosnowski - Foto: Melina Fernandes / Ascom POD

Protagonismo que o Luidy Micael dos Passos, 18 anos, assumiu entre os funcionários de uma empresa de pinturas. As experiências proporcionadas pelo Centro da Juventude fizeram com que ele fosse convidado a dar uma palestra sobre o mundo do trabalho para os colegas do pai. Está com duas entrevistas de emprego marcadas e é jovem multiplicador do programa. “O CJ me abriu muitas oportunidades e expandiu minha mente. Participo de debates e de espaços que eu não sabia que podia e que tinha o direito de participar. E agora a gente planeja ações de divulgação, eventos, mobilização e trazendo mais jovens pra cá”, explicou.

Esta é a quinta turma do CJ Lomba do Pinheiro que conclui o percurso socioprofissional. Foram entregues os certificados dos cursos de inglês (iniciante, básico e intermediário), de culinária brasileira e pizzaiolo, de esmaltação, dreads e trançados, informática para o mercado de trabalho, customização, moda & design, noções administrativas e secretariado, qualificação profissional “manutenção de computadores”, formação de oficineiros em recreação e lazer, fotografia e de produção audiovisual, e do Programa de Aprendizagem Profissional nas áreas de assistente administrativo, help desk e gastronomia. Também receberam os diplomas de conclusão do Ensino Fundamental e Médio aqueles que concluíram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Maurício Tonetto   formatura Lomba (3)
Valeu a pena ouvir: os discursos emocionados dos oradores Jader Alberto Machado Prates e Maria Vitória Ferreira Rodrigues - Foto: Maurício Tonetto / Ascom SJCDH

Um dos momentos mais emocionantes da festa foi o dos discursos dos jovens oradores Maria Vitória Ferreira Rodrigues e Jader Alberto Machado Prates. Ela agradeceu os educadores e às equipes do CJ e do POD e contou como o programa contribui para o futuro dos jovens. “Aqui tivemos que assumir nossas responsabilidades. Aprendemos a admirar e respeitar os outros, a buscar sempre o melhor e nos tornamos quem somos”, afirmou.

Jader, o JP, aconselhou os jovens a perseverarem, a se espelharem nos educadores e a resistirem quando as coisas ficam difíceis. “Eu estava sofrendo aí fora. Mas a gente vem pra cá e passa. Foi difícil, quase desisti. E olha aonde cheguei. Me formei, trabalho e vou comprar minha casa, meu carro, e vou dar carona pra todo mundo aqui”, brincou.

Para encerrar, apresentações de audiovisuais, slam, danças, música e um desfile. Tudo produzido pelos jovens das oficinas do percurso socioafirmativo. A cerimônia foi aberta a familiares e amigos dos formandos.

Quase mil jovens formados

O Centro da Juventude Lomba do Pinheiro foi o primeiro a iniciar o atendimento, em abril de 2017. Com a turma desta sexta-feira, já formou 991 jovens em cursos profissionalizantes e mais de 700 concluíram oficinas de artes, cultura, cidadania, esportes e lazer. O CJ tem 350 jovens participando dos cursos, oficinas e atividades.

Maurício Tonetto   formatura Lomba (2)
Atentos aos rumos do mercado de trabalho: CJ Lomba do Pinheiro tem 350 jovens participando de cursos, oficinas e atividades - Foto: Maurício Tonetto / Ascom SJCDH

O Centro da Juventude Lomba do Pinheiro oferece aprendizagem profissional de auxiliar administrativo, help desk (informática) e gastronomia. Também tem os cursos de customização, moda & design; audiovisual; informática para o mercado de trabalho; embelezamento: manicure, dreads e depilação facial; formação de oficineiros: recreação e lazer e percussão; inglês; manutenção de computadores; pizzaiol@ empoderad@: massas, molhos e queijos vegetais; teatro; dança; violão; percussão; poetas da periferia (rap e alam); esportes: futsal, vôlei academia. E oferece também as oficinas Qual é a tua parada?, desbravando o mundo e arte & resistência.

Texto: Melina Fernandes/Ascom POD
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul