Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Limpeza e manutenção de ruas são feitas por apenados em Camaquã

Publicação:

Apenados trabalham para prefeitura de Camaquã
Os apenados descem do caminhão e limpam tudo, deixando a cidade impecável - Foto: Caroline Paiva?/ Ascom Susepe ?

Convênio entre o Presídio Estadual de Camaquã e a prefeitura viabiliza vagas de trabalho para apenados da casa prisional. Atualmente trabalham oito detentos, que desempenham todo tipo de serviços gerais para o município: limpam e fazem a manutenção de ruas e bueiros, retiram entulhos, cortam grama, etc.

Segundo o diretor do presídio, Luiz Alberto Tavares, a parceria já existe há anos, mas agora vai atender a mais dois novos apenados. "No nosso albergue do regime semiaberto, 65% dos detentos já estão em trabalho externo. O convênio com a prefeitura possibilita 12 vagas e agora estamos em trâmite para que mais dois presos iniciem o trabalho no próximo mês", explica.

O encarregado pelo setor de serviços gerais da prefeitura, Luiz Carlos Sampaio, elogiou e agradeceu o trabalho dos trabalhadores do convênio. Segundo ele, o serviço é de profissional e não há preguiça para executar as tarefas. "Eles fazem todo o trabalho, sem distinção, igual aos funcionários contratados da prefeitura. Descem do caminhão e colocam tudo para cima, limpando e deixando a cidade impecável", afirma.

Juntos ao encarregado de serviços gerais, os apenados percorrem a cidade com o caminhão da prefeitura, recolhendo entulhos de obras, fazendo pequenos reparos, como cimentar calçamentos, arrumar esgotos, limpar bueiros e cortando gramas. A carga horária é de oito horas diárias e eles recebem 75% do salário mínimo pelo serviço, com direito a remição (a cada três dias de trabalho, diminui um da pena).

Texto: Caroline Paiva/ Ascom Susepe
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul