Levantamento do Detran/RS compara números do trânsito nos Estados da Federação
Publicação:
Buscando compreender melhor o trânsito no Estado, o Detran/RS fez uma análise comparativa do Rio Grande do Sul em relação aos outros Estados da Federação. O estudo demonstrou que o RS ocupa a 5ª posição em diversos aspectos: 5º Estado mais populoso (embora com uma das menores densidades demográficas), 5º em índice de habilitação, 5º em malha rodoviária e 5º em índice de motorização. Mas os gaúchos sobem para a 4ª posição quando comparada a frota em circulação e a participação no PIB nacional.
O índice de motorização no Estado chegou a 38,5% e representa a percentagem da população que é proprietária de veículo. É um número alto se considerada a média nacional, de 24%, mas é bem menor do que o índice de Santa Catarina, que é de 47,5%, o maior do País. Logo após vem São Paulo, que tem a maior frota (17,8 milhões), mas índice de motorização de 43%, Paraná (41,7%) e DF, que ocupa a 11ª frota, mas o 4º índice de motorização (40,6%).
No índice de habilitação, que representa o percentual de motoristas habilitados em relação à população, o RS também fica acima da média nacional (20,1%), empatado com o Paraná, com 32% da população habilitada. De maneira geral, os Estados têm índices de motorização e habilitação diretamente proporcionais. O DF destaca-se por ser a 1ª densidade demográfica do país, com 449 hab/Km2, e o maior índice de habilitação (41%). Já o RJ, que tem a 2ª maior densidade demográfica, tem índices de habilitação e motorização bem próximos da média nacional (ambos 24%), diferentemente de São Paulo, que tem a 3ª maior densidade demográfica do país e índices altos de motorização e habilitação (em relação a média): 43% e 37%, respectivamente.