Leite visita centro de doações da Defesa Civil e conversa com voluntários

Leite visita centro de doações da Defesa Civil e conversa com voluntários
Governador agradeceu a todos que estavam ajudando no trabalho - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite visitou, no início da tarde desta terça-feira (7/5), o Centro Logístico da Defesa Civil estadual, em Porto Alegre, para conferir o trabalho de envio das doações. Durante a visita, Leite encontrou um grupo de voluntários que ajudarão no processo de triagem dos materiais.

O governador conversou com os voluntários e deixou uma mensagem de gratidão. “A minha palavra é de agradecimento. A máquina pública não tem estrutura para atender situações absurdamente extraordinárias como esta. Por isso que os voluntários são força fundamental para conseguir dar o mínimo de dignidade para quem foi afetado. Isso conforta as pessoas que estão sendo atendidas e também a alma de cada um, ao ver essa mobilização”, destacou.

No centro logístico em Porto Alegre, há cerca de mil voluntários trabalhando por turno. Eles fazem, por exemplo, a separação das roupas infantis, femininas e masculinas para facilitar o encaminhamento dos itens doados.

O trabalho realizado na capital também ocorre nas centrais de doações localizadas no interior do Estado, em Lajeado, São Sebastião do Caí, Passo Fundo, Santo Ângelo e Santa Cruz do Sul. Com essa regionalização, a logística é feita de forma mais aproximada, considerando as condições das rodovias.

Da capital, também é realizado o transporte de doações, por meio de caminhões, para municípios do interior.

“Estamos recebendo muitas doações. Então, é um desafio gigantesco administrar tudo isso para que chegue às pessoas”, disse Leite.

Os voluntários poderão trabalhar quantas horas desejarem. “Qualquer ajuda é bem-vinda. Meia hora, uma hora, o dia todo, o tempo que tiver disponível. As pessoas se dedicam bastante, e isso é muito gratificante para nós”, ressaltou o coordenador da Base Logística da Defesa Civil, tenente-coronel Daniel Silva.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom