Leite lidera comitiva gaúcha na Argentina e lança campanha turística de verão
Na FIT em Buenos Aires, governador destacou o Estado como destino para permanência estendida de visitantes do país vizinho
Publicação:

O governador Eduardo Leite, acompanhado do secretário de Turismo, Ronaldo Santini, celebrou a ampliação estratégica de presença do Rio Grande do Sul na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, com a inauguração do estande oficial do Estado, que recebeu a visita da secretária-geral de Turismo da ONU, Shaikha Nasser Al Nowais, neste sábado (27/9) . A comitiva gaúcha no principal evento de turismo do continente teve como objetivo principal estreitar os laços com o mercado argentino e o lançamento das ações de verão, em um coquetel que destacou a potência da gastronomia e dos vinhos gaúchos.
A ofensiva promocional no país vizinho foi uma celebração dos resultados de uma estratégia bem-sucedida. Entre janeiro e agosto de 2025, o Rio Grande do Sul alcançou a marca histórica de 1.026.945 turistas argentinos, o que representou 38,7% de todos os visitantes do país que entraram no Brasil no período. O número recorde foi reflexo de um trabalho contínuo, que incluiu missões comerciais, uma press trip com os jornais “Clarín” e “La Nación”, um roadshow em Córdoba e a ampliação da malha aérea, com a retomada de voos da Aerolíneas Argentinas e o início de novas frequências da Gol e da Latam. Em reunião com a Aerolíneas, com participação do líder de governo na Assembleia e presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado Frederico Antunes, Leite confirmou a retomada de frequência de cinco voos por semana entre Porto Alegre e Buenos Aires a partir de abril de 2026.
- Leite articula integração com Argentina em reunião com embaixador em Buenos Aires
- Aerolíneas Argentinas retoma cinco voos semanais entre Porto Alegre e Buenos Aires a partir de 2026
O governador destacou o protagonismo gaúcho no turismo internacional. “Mais de um milhão de argentinos entraram no Brasil pelo Rio Grande do Sul em 2025, e muitos já têm o nosso estado como destino. Mas o nosso convite é para que cada vez mais aproveitem as belezas gaúchas, não apenas como passagem para outras regiões do Brasil. Queremos que curtam a viagem parando no Rio Grande, conhecendo nossas cidades, nossa cultura, nossa gastronomia e a hospitalidade do nosso povo”, disse.
Para o secretário Ronaldo Santini, a presença na FIT consolidou o Estado como um destino prioritário para os argentinos. “A Argentina é um parceiro fundamental para o nosso turismo. Os números recordes de 2025 mostraram que estamos no caminho certo, combinando promoção, novos voos e um ambiente seguro para receber nossos visitantes. O lançamento das nossas ações de verão aqui em Buenos Aires foi um convite direto para que desfrutem de tudo que nosso estado tem a oferecer, da Serra ao Litoral”, afirmou Santini.
Novas campanhas e a divulgação da cultura gaúcha
Um dos destaques do lançamento foi a campanha “Viva o Caminho: cada quilômetro importa”, pensada especialmente para os 92% dos turistas argentinos que chegam ao Rio Grande do Sul por via terrestre. A iniciativa, apresentada na feira, oferece um mapa detalhado com 20 dicas ao longo das principais rotas, incluindo informações sobre segurança, paradouros, hospedagens e sugestões de passeios que valorizam a jornada e a descoberta de novos destinos no trajeto.
O estande do Estado na feira apresentou a diversidade da cultura gaúcha. Para encantar o público, a programação incluiu uma apresentação ao vivo da Trupe Natalina, levando a magia do Natal Luz de Gramado para Buenos Aires. A cultura tradicionalista, que possui um forte elo com o público argentino, foi representada pelo grupo folclórico Ana Terra, além do lançamento oficial do Carnaval de Uruguaiana, outro importante produto turístico gaúcho.

Leite reforçou ainda o impacto positivo da atividade para a economia local. “O turismo gera emprego qualificado, com bons salários, e contribui para que o Rio Grande do Sul se afirme como referência não só para o Brasil, mas também no cenário internacional. Temos orgulho de abrir este espaço na FIT para que todos os municípios mostrem seu potencial como destinos de parada e permanência para os turistas argentinos”, acrescentou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou os resultados do trabalho conjunto. “O Rio Grande do Sul está batendo recordes, e isso significa emprego, renda e felicidade para as pessoas. É muito bom ver o Estado reerguido e em evidência, mostrando ao Brasil e ao mundo a força da sua cultura e do seu turismo. A parceria com o governo gaúcho mostra que estamos no caminho certo: o turismo é uma das maiores ferramentas para o desenvolvimento e para melhorar a vida das pessoas”, destacou Freixo.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom e Bernardo Zamperetti/Setur
Edição: Secom