Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite destaca importância da pesquisa no setor do agronegócio na entrega do prêmio O Futuro da Terra 2020

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 30/09/2020 - O governador Eduardo Leite participou, por videoconferência, na tarde desta quarta-feira (30/9), da 24ª edição do prêmio O Futuro da Terra 2020, do Jornal do Comércio. A premiação integra a programação oficial da 43ª
Governador disse que premiação destaca o esforço que há por trás do trabalho de pesquisadores e professores do agronegócio - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Devido às restrições da pandemia, a 24ª edição do prêmio O Futuro da Terra 2020, do Jornal do Comércio, foi realizada na tarde desta quarta-feira (30/9) no auditório da administração do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A premiação integra a programação oficial da 43ª Expointer e é realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

A celebração destaca o trabalho de cientistas, pesquisadores, agricultores e empresas que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio e para preservação do ambiente por meio de práticas inovadoras e sustentáveis.

"Essa premiação coloca em evidência todo o esforço que há por trás do trabalho de pesquisadores e de professores do setor do agronegócio. A ciência, como um todo, está especialmente em alta nas discussões em relação ao coronavírus, mas sabemos bem o valor da ciência no que diz respeito à condição de aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do que se produz e agregar valor, e fazer tudo isso com respeito ao meio ambiente para que, de forma sustentável, possamos extrair do campo as riquezas necessárias para atender às gerações do presente, respeitando as gerações futuras”, destacou o governador Eduardo Leite, que participou do evento por meio de videoconferência.

Expointer Futuro da Terra
Leite acompanhou por videoconferência premiação realizada na Expointer - Foto: Emerson Foguinho / Seapdr

Por razões de segurança, os troféus para dez projetos, em cinco categorias, foram entregues nas residências dos vencedores, selecionados por um comitê científico e tecnológico da área de Ciências Agrárias da Fapergs.

O principal reconhecimento da premiação, troféu O Futuro da Terra, coube ao professor titular aposentado Egon Klamt, do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pela contribuição nos avanços na pesquisa agrícola e produção técnico-científica para o desenvolvimento da agricultura do Estado e do Brasil. Outras nove pessoas foram premiadas nas categorias Cadeias de produção e alternativas agrícolas; Inovação e tecnologia rural; Preservação ambiental; e Startup do agronegócio.

Também participaram da cerimônia virtual o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e o diretor de operações do Jornal do Comércio, Giovanni Tumelero.


PREMIADOS – O FUTURO DA TERRA 2020

• Troféu O Futuro da Terra 2020
Egon Klamt (UFRGS)

• Cadeias produtivas e alternativas agrícolas
Aroni Sattler (UFRGS)
Moacir Cardoso Elias (UFPel)

• Inovação e tecnologias rurais
Itabajara da Silva Vaz Júnior (UFRGS)
Márcia Rodrigues Capellari (Imed Hub)
Marcos Botton (Embrapa Uva e Vinho)

• Preservação ambiental
Luís Antônio de Ávila (UFPel)
Nelson Antônio Baldasso (Emater/Ascar)

• Startup do Agronegócio
Manolo Machado (Silo Verde)
Pedro Martins Dusso (Aegro)

Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul