Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Laboratório de Ensaio de Materiais presta importantes serviços ao Estado

Publicação:

Cientec
Presidente da Cientec visitou o Laboratório de Ensaios de Materiais (LEM), que pertence ao Departamento de Química - Foto: Divulgação Cientec

O presidente da Cientec, Daiçon Maciel da Silva, cumpre roteiro de encontros nos laboratórios da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec). Começou no Laboratório de Ensaios de Materiais (LEM), que pertence ao Departamento de Química. O laboratório tem a coordenação da química Maria Candida Silveira Mendes, e conta com a colaboração dos servidores Roberto Fonseca Silveira Filho e Antônio Carlos da Silva Moreira e a estagiária Stephanie Klein.

Por meio de convênio com Central de Licitações do Estado (Celic), o LEM avalia diversos materiais licitados em pregão eletrônico, nas mais variadas áreas do Executivo. Produtos como papel, tecido, copos descartáveis, papel higiênico, sacos plásticos para lixo e infectantes, entre outros, comprados pelo Estado são testados no laboratório, que fica no primeiro andar do prédio 5, da Cientec.

Candida cita muitos dos trabalhos, tais como avaliação de peças de vestuário dos salva-vidas que atuam na Operação Golfinho, camisetas, coletes à prova de balas e jaquetas para a Brigada Militar, colchões para presídios e tantos outros que são prestados ao Estado. O presidente considerou estes trabalhos de fundamental importância para a sociedade, "pois se o Estado compra produtos de qualidade, que terão maior durabilidade, está com certeza fazendo economia do dinheiro público", afirmou.

Durante a visita do presidente, Silveira Filho fez uma demonstração da máquina universal de tração, que faz ensaios e alongamentos em vários tipos de materiais, entre os quais o papel, o que foi demonstrado durante a visita. O técnico explicou que neste tipo de material é possível ensaiar polímeros, elastômeros, copos plásticos, fios, tecidos. "Sua faixa de trabalho é bem ampla", explicou, acrescentando que podem ser testados materiais que vão de zero a 500kgf.

Outro equipamento demonstrado foi a Câmara Salt Spray, que simula a exposição à névoa salina, ou seja, ao ambiente corrosivo. Nela são feitos testes de avaliação da resistência de materiais com superfícies pintadas, ou com algum outro tipo de tratamento superficial. Ao final da visita, Silva cumprimetou toda a equipe pelo trabalho. O presidente afirmou que deseja assegurar a manutenção do potencial deste laboratório. Recentemente o LEM recebeu a recomendação para acreditação junto ao CGCRE/Inmetro após avaliação de ensaios na área de papel.


Texto: Viviani Silveira/Cientec
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul