Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução concluem missão em territórios atingidos por enchentes na Espanha

Após vivência, estudantes retornam ao RS com novas perspectivas para contribuir com a reconstrução de suas comunidades

Publicação:

Cinco jovens estão em pé diante de um mirante com vista panorâmica de uma cidade com morros ao fundo. Eles seguram duas bandeiras: à esquerda, a do programa “Partiu Futuro Reconstrução” e, à direita, a bandeira do Rio Grande do Sul. Ao fundo, há esculturas de pedra voltadas para a paisagem urbana e o céu parcialmente nublado.
Durante oito dias, o grupo visitou Barcelona e Valência para conhecer iniciativas de reconstrução comunitária e inovação social - Foto: Andressa Dorneles/Divulgação

Cinco jovens participantes do Programa Partiu Futuro Reconstrução, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais, vinculado ao Gabinete do Vice-Governador, concluíram uma missão internacional de aprendizado e troca de experiências na Espanha.

A atividade, realizada pela entidade qualificadora Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), por meio da tecnologia social Demá Aprendiz, marcou o encerramento da primeira edição do programa, voltada à formação profissional e à reconstrução social nos territórios atingidos pelas enchentes de 2024.

Durante oito dias, o grupo formado por Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkmann e Nyara Victoria Prudencio Romero, de Porto Alegre, e Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de Canoas, participou de atividades nas cidades de Barcelona e Valência, conhecendo iniciativas de reconstrução comunitária, sustentabilidade e inovação social. 

Novas perspectivas

A experiência permitiu aos estudantes ampliar seus horizontes e compreender, na prática, o papel transformador da juventude na superação de desafios sociais e ambientais. “Esse programa surgiu para melhorar a nossa vida em todos os sentidos, materiais e, também mentalmente, ainda mais que ficamos três meses longe da escola”, revelou Lukas Scheibler Kalkmann, de 15 anos.

"Certamente, esses jovens voltam com uma visão mais ampla de mundo, enxergando que há inúmeras oportunidades, a começar pelo programa que possibilitou esse intercâmbio. O Partiu Futuro é mais que uma porta de entrada no mercado de trabalho. É uma mostra de que é possível realizar sonhos. E ao verem o sucesso dessa experiência, outros poderão se inspirar. É muito bom finalizar essa edição de forma tão produtiva", destacou o vice-governador, Gabriel Souza.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, a viagem representa a consolidação de uma etapa importante do programa. “Iniciativas como o Partiu Futuro Reconstrução têm o poder de transformar trajetórias, abrindo caminhos concretos para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Ao encerrarmos a primeira edição com um intercâmbio, celebramos não apenas o retorno desses participantes, mas o início de uma nova etapa, marcada por mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”, destacou Fantinel ao ressaltar que a iniciativa integra as ações do governo Eduardo Leite voltadas à reconstrução social e à valorização da juventude gaúcha.

“O intercâmbio oferece aos jovens gaúchos a chance de aprender com experiências semelhantes às vividas no Rio Grande do Sul. Valência, Porto Alegre e Canoas enfrentaram desafios parecidos diante de fenômenos climáticos extremos, e observar de perto as políticas públicas e como as comunidades se articulam é inspirador”, ressaltou o diretor da Demà, Vinicius Ribeiro.

Os jovens foram acompanhados, durante os oito dias de viagem, por uma equipe da Renapsi, que foi responsável por todos os custos da viagem.

Cinco jovens posam lado a lado, sorrindo, diante da entrada de um edifício identificado como “Museu Comarcal d’Horta Sud”. Eles vestem calças pretas e agasalhos brancos com o logotipo “Partiu Futuro Reconstrução”. Três deles carregam pequenas bolsas transversais pretas. Atrás, há uma porta de madeira e uma janela com grades metálicas.
Partiu Futuro Reconstrução permitiu pela primeira vez a contratação de mais de 1,5 mil jovens aprendizes no setor público - Foto: Andressa Dorneles/Divulgação

Conhecendo experiências de reconstrução urbana

Em Barcelona, os jovens participaram, entre os dias 20 e 23 de outubro, de atividades formativas e visitas técnicas voltadas à reconstrução urbana e à sustentabilidade. O grupo conheceu iniciativas de economia criativa, inovação social e planejamento comunitário, incluindo o Distrito 22@, referência internacional em revitalização urbana e desenvolvimento sustentável.

Já em Valência, acompanharam projetos de recuperação de áreas afetadas pelo fenômeno climático extremo Dana e ações de voluntariado comunitário, além de visitas à Fundació Horta Sud e à Câmara de Comércio de Valência. A programação incluiu visitas à cidade de Paiporta, fortemente atingida pelas inundações de 2024, onde os estudantes puderam trocar experiências com moradores da região e refletir sobre os impactos ambientais e sociais do crescimento urbano. As experiências promoveram reflexões sobre resiliência, cooperação e participação juvenil em processos de reconstrução social.

O programa

Lançado em 2024, o Partiu Futuro Reconstrução é um programa do governo do Estado, desenvolvido por meio da Sedes, com o objetivo de oferecer suporte e oportunidades a jovens de 14 a 22 anos incompletos, de comunidades atingidas pelas enchentes e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa marca um avanço inédito no Rio Grande do Sul, ao viabilizar pela primeira vez a contratação de jovens aprendizes no setor público.

Em sua primeira edição, o programa contou com aporte de R$ 53 milhões e selecionou 1,5 mil jovens, entre estudantes e egressos da rede pública de ensino, que atuaram como aprendizes em órgãos públicos municipais e estaduais. A segunda edição ampliará o alcance da iniciativa, com a oferta de 2.785 vagas em 75 municípios, e investimento total de R$ 99,5 milhões. A previsão é de que as inscrições sejam abertas ainda neste ano.

O Partiu Futuro Reconstrução integra o Plano Rio Grande, programa de Estado, liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.


Texto: Ascom Sedes

Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul