Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo Leite lança concessão do serviço de bilhetagem eletrônica do transporte metropolitano

Projeto prevê suporte a múltiplos meios de pagamento e mecanismos de prevenção a fraudes

Publicação:

Uma foto em ambiente interno que captura uma apresentação ou lançamento de projeto em uma sala moderna. No canto esquerdo, de pé, um homem (o mesmo visto em outras fotos, Eduardo Leite) veste blazer escuro sobre camisa branca e calças claras, e está gesticulando com a mão direita em direção a uma grande tela escura que exibe texto em cor vibrante e letras grandes. No restante da sala, em ângulo diagonal, uma audiência de cerca de 15 a 20 pessoas está sentada em cadeiras ou poltronas, ou de pé na parte de trás, observando a apresentação. O público é composto por homens e mulheres, alguns de terno e outros com roupas casuais. No centro, há uma pequena mesa redonda preta com copos d'água e microfones de lapela ou crachás. O fundo apresenta uma grande janela horizontal que mostra uma paisagem urbana. O teto é preto com iluminação de trilhos. A foto sugere o lançamento da concessão do serviço de bilhetagem eletrônica do transporte metropolitano.
Edital será lançado em 2026 e contrato tem valor estimado de R$ 90 milhões - Foto: Vitor Rosa/Secom

Na tarde desta terça-feira (28/10), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, o governador Eduardo Leite anunciou a concessão do serviço de bilhetagem eletrônica do transporte da Região Metropolitana. A concessão terá o prazo de dez anos e o edital prevê o menor valor da contraprestação mensal como critério de julgamento. O valor estimado do contrato é de aproximadamente R$ 90 milhões.

Com a concessão, o Estado busca implantar o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte metropolitano, com suporte a múltiplos meios de pagamento, além de consolidar mecanismos de prevenção a fraudes, como a biometria facial, entre outros aprimoramentos no sistema.

“A concessão da bilhetagem eletrônica se insere em um contexto maior do transporte da região. Queremos, nos próximos meses, lançar a nova modelagem do sistema, com a atualização e a concessão das linhas metropolitanas”, afirmou o governador Eduardo Leite, que esteve à frente do anúncio.

A partir de agora, está aberto o período de consulta pública para recebimento de contribuições da sociedade sobre o projeto. A previsão é que o edital seja lançado ainda nos primeiros meses de 2026.

Texto: Ascom Serg
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul