Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jovens do Programa Partiu Futuro Reconstrução participam de intercâmbio na Espanha

Objetivo da iniciativa é reforçar a cooperação internacional e a troca de experiências sobre reconstrução e sustentabilidade

Publicação:

Card2023 Desenvolvimento Social
-

Cinco jovens aprendizes do Programa Partiu Futuro Reconstrução, de Porto Alegre e de Canoas, participarão, entre 20 e 28 de outubro, de um intercâmbio cultural em Barcelona e Valência, na Espanha. O programa é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.

Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkman e Nyara Victoria Prudencio Romero, de Porto Alegre, e Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de Canoas, integram o grupo que participará da viagem, cujo objetivo é fortalecer a cooperação internacional na agenda de resiliência climática.

“Com o encerramento da primeira edição do programa, a Sedes celebra os resultados alcançados e o crescimento dos jovens ao longo dessa jornada transformadora. Ver nossos participantes cruzando fronteiras e levando o nome do Rio Grande do Sul ao mundo é motivo de grande orgulho e simboliza o fechamento de um ciclo de conquistas. Que essa experiência internacional inspire novos sonhos e traga aprendizados capazes de transformar vidas e comunidades”, destacou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Programação

Entre 20 e 23 de outubro, os jovens participarão, em Barcelona, de workshops sobre juventude, clima e cooperação, além da Missão Europeia de Cidades Neutras em Carbono. Também estão previstos encontros institucionais com órgãos públicos, universidades e organizações sociais, bem como visitas à Rede de Abrigos Climáticos e ao Distrito 22@, referência em inovação social e urbana.

Já em Valência, entre 24 e 28 de outubro, o grupo conhecerá áreas afetadas pelo fenômeno meteorológico Dana (Depressão Isolada em Níveis Altos) e o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, com foco em políticas públicas e medidas de reconstrução. A programação inclui ainda reuniões com órgãos públicos locais, lideranças políticas e organizações da sociedade civil envolvidas na recuperação social e ambiental da região.

A diretora da Demà em Barcelona, Ana Carolina Silva, ressaltou que o intercâmbio representa um marco no compromisso de conectar a juventude gaúcha a experiências globais de resiliência e inovação. “Esses cinco jovens levam para a Espanha mais do que uma vivência individual: representam a voz de toda uma geração engajada na reconstrução do Rio Grande do Sul. Eles terão a oportunidade de compartilhar histórias de superação e, ao mesmo tempo, trazer de volta aprendizados que podem inspirar novas práticas em suas comunidades”, afirmou.

Partiu Futuro Reconstrução

Lançado em 2024, o Partiu Futuro Reconstrução foi criado para dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos, atingidos pelas enchentes e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A primeira edição selecionou 1,5 mil jovens entre estudantes e egressos da rede pública de ensino, que têm atuado como jovens aprendizes em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais. A segunda edição do programa disponibilizará 2.785 vagas em 75 municípios do Estado. O investimento global é de R$ 99,5 milhões.

Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul tem um programa de jovens aprendizes no setor público. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul