Jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução recebem bolsas integrais de ensinos Superior e Tecnológico
Onze contemplados se destacaram durante o período de formação
Publicação:
Onze jovens aprendizes da primeira edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução, que se destacaram durante o percurso formativo, foram contemplados com bolsas de estudo integrais para cursarem os ensinos Superior ou Tecnológico. A cerimônia, realizada no Centro de Eventos do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (Ciee-RS), em Porto Alegre, contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, e do titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.
O Partiu Futuro é uma iniciativa do governo estadual, executada por meio da Sedes, e coordenada pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do Vice-Governador. O programa teve origem em um projeto proposto por Gabriel Souza quando era deputado estadual – que logo se tornou a Lei 15.481/2020, a qual instituiu a Política Estadual de Juventude, permitindo ao Estado contratar jovens aprendizes no setor público.
A promoção das bolsas é uma ação do Ciee-RS, entidade qualificadora do programa em 21 municípios. No total, 750 jovens puderam participar do processo seletivo de concessão das bolsas de estudo. Ao todo, foram disponibilizadas seis voltadas para o Ensino Superior e cinco para cursos tecnológicos. Os alunos, no ato da inscrição, precisavam optar pela modalidade preferida.
Gabriel salientou a importância de programas como o Partiu Futuro para gerar oportunidades para que a juventude gaúcha tenha um futuro melhor. “O mérito é necessário, mas tem muita gente meritória, trabalhadora, comprometida e estudiosa que mora em regiões que infelizmente oferecem menos oportunidades do que outras em virtude da condição circunstancial e contextual", disse. "Nesses casos, o Estado precisa dar a mão a essas pessoas. Não com políticas assistencialistas, que as tornem dependentes do poder público, mas criando oportunidades para que consigam sair daquela situação.”
“Quando existe a oportunidade de realizar uma qualificação em uma instituição reconhecida, novos caminhos se abrem para os estudantes, suas famílias e as comunidades onde vivem. E é muito gratificante ouvir os relatos de quem está concluindo esta edição do programa e, ao mesmo tempo, incentivando outros jovens a participarem da próxima etapa”, destacou o titular da Sedes, Beto Fantinel.
O CEO do Ciee-RS, Lucas Baldisserotto, afirmouque o projeto foi essencial para que as famílias em situação de calamidade tivessem um suporte após os danos provocados pelas enchentes de maio de 2024. “A inserção de jovens no mercado de trabalho foi fundamental para melhorar a vida de muitos que foram afetados pela tragédia do ano passado. E as bolsas que vamos oferecer têm um potencial transformador: complementam o Projeto Universitário do Amanhã, que prepara para o Enem, de forma gratuita, 5.100 estudantes”, avaliou.
Incentivo
Para participar da seleção, os jovens precisaram cumprir alguns critérios, como ter concluído o Ensino Médio, possuir frequência igual ou superior a 90% nos encontros de aprendizagem, estar com o Cadastro Único (Cadastro Único) atualizado e ter preenchido o último relatório de desempenho da aprendizagem do programa.
Para a jovem Camille Pontes Elias, de 18 anos, moradora de Rio Grande, ter sido selecionada para ganhar uma bolsa de estudos em um curso tecnológico é gratificante. “Receber essa bolsa é um grande incentivo, e gera um sentimento de realização por todo o comprometimento com o trabalho. Acredito que o programa tem um potencial de apoiar a trajetória de muitos jovens”, comentou.
Os contemplados iniciarão os estudos em fevereiro de 2026, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na modalidade a distância (EaD).
Além da bolsa, os estudantes também receberam um notebook e uma mochila, equipamentos que garantem melhores condições para acompanhar as atividades acadêmicas e avançar no processo de formação profissional.
Alunos contemplados
- Alana Vitoria Mello
- Andrieli Cristina Rodrigues Coitinho
- Arthur Hoffmann da Silva
- Camille Pontes Elias
- Carolina Toledo Fredes
- Debora Susana da Silva Siqueira
- Deyvid Silva de Souza
- Eduarda Romero Zambrano
- Israela Ribeiro de Souza
- Kevyn Fonseca de Lima
- Samille da Silveira de Assis
Próximos passos
Os jovens, moradores dos municípios de Eldorado do Sul, Guaíba, Rio Grande e São Leopoldo, deverão, agora, escolher entre os cursos previstos no edital. As opções incluem formações de nível superior em Administração, Ciências Contábeis, Relações Públicas e Sistemas de Informação. Entre os cursos tecnológicos, estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Sistemas para a Internet.
As bolsas são integrais, pessoais e intransferíveis, e poderão ser utilizadas pelo período regular dos cursos, com possibilidade de extensão por até dois semestres. Para manter o benefício, os estudantes deverão comprovar aproveitamento acadêmico semestral.
Partiu Futuro Reconstrução
O programa, lançado em 2024, foi criado para dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos, atingidos pelas enchentes e inscritos no CadÚnico. Na primeira edição, foram selecionados 1,5 mil jovens entre estudantes e egressos da rede pública de ensino, que atuaram como jovens aprendizes em órgãos públicos municipais e estaduais.
A segunda edição do programa, que tem investimento de R$ 99,5 milhões, disponibilizará 2.785 vagas em 75 municípios do Estado. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (5/12), nesta página.
Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul tem um programa de jovens aprendizes no setor público. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande. Liderado pelo governador Eduardo Leite, trata-se do programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Texto: Ascom Sedes e Ascom GVG
Edição: Secom