Invest RS completa um ano em São Paulo com ampliação da presença do Rio Grande do Sul no cenário nacional e internacional
Agência atua em colaboração com a Sedec e segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável
Publicação:
Há um ano, em 23 de junho de 2025, a Invest RS inaugurou seu escritório em São Paulo com a proposta de ampliar a presença institucional do Rio Grande do Sul no principal centro de decisão econômica do país e fortalecer a atração de investimentos, negócios e parcerias estratégicas. Ao completar 12 meses de operação, a iniciativa consolida-se como um instrumento de articulação e promoção do Estado, contribuindo para ampliar sua competitividade e visibilidade no cenário nacional e internacional.
Localizado na capital paulista, o escritório foi concebido como um hub de conexão entre o Rio Grande do Sul, empresas, investidores, entidades e atores estratégicos do ecossistema econômico brasileiro, sob liderança do vice-presidente da Invest RS, Eduardo Lorea. A iniciativa marcou uma nova fase da atuação da agência, complementando o trabalho desenvolvido a partir da sede em Porto Alegre e fortalecendo a inserção do Estado em agendas de interesse nacional e internacional.
A Invest RS atua em cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com iniciativas para ampliar o alcance de oportunidades para o Rio Grande do Sul. O titular da Sedec, Leandro Evaldt, destacou que o trabalho da agência evidencia o papel estratégico como parceira fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. “A agência amplia a capacidade do Estado de se posicionar de forma competitiva no cenário nacional e internacional, e a presença em São Paulo, que é o principal centro financeiro e empresarial do país, fortalece a articulação institucional e aproxima o Rio Grande do Sul de investidores, empresas e tomadores de decisão. Nesse contexto, a Invest RS atua como braço operacional e de inteligência de mercado, potencializando as políticas públicas conduzidas pelo governo gaúcho voltadas à atração de investimentos e à geração de oportunidades”, afirmou Evaldt.
Um ano de oportunidades
Ao longo do primeiro ano de operação, o escritório da Invest RS em São Paulo realizou mais de 460 reuniões com empresas, instituições e parceiros. A equipe também participou ou apoiou 73 eventos, missões e feiras voltados à promoção de oportunidades, ao fortalecimento institucional e à aproximação com potenciais investidores.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, ressaltou que os resultados demonstram a importância de manter uma presença permanente em São Paulo. “A decisão de estabelecer uma base na capital paulista foi estratégica para ampliar nossa capacidade de articulação e conexão com empresas, investidores e instituições. Os números do primeiro ano mostram que estamos construindo uma presença sólida e gerando resultados concretos para o Rio Grande do Sul”, disse.
Além da participação em agendas estratégicas, a agência promoveu dez eventos próprios em São Paulo, reunindo mais de 920 participantes em encontros voltados à apresentação de oportunidades, ao relacionamento institucional e à construção de conexões para o desenvolvimento econômico do Estado.
Novas conexões e parcerias
Para Lorea, a presença em São Paulo permitiu ampliar o alcance da atuação da agência e gerar novas oportunidades para o Rio Grande do Sul. “Ao longo deste primeiro ano, construímos uma rede consistente de relacionamentos com empresas, investidores e lideranças. Mais do que estar presente, nosso objetivo foi criar conexões qualificadas e abrir portas para oportunidades que contribuam para o crescimento e a competitividade do Rio Grande do Sul”, destacou.
O período também foi marcado pelo avanço na articulação de parcerias. Foram assinados oito termos de engajamento e outros 21 estão em andamento, ampliando a rede de relacionamento da agência e fortalecendo iniciativas voltadas à atração de investimentos para o Rio Grande do Sul.
Outro destaque do primeiro ano foi a consolidação da Rede Embaixadores RS, que já reúne mais de 80 integrantes. A iniciativa conecta lideranças empresariais, especialistas e profissionais com atuação em diferentes mercados para ampliar a visibilidade do Estado e aproximar oportunidades estratégicas de desenvolvimento.
Quando foi inaugurado, em junho de 2025, o escritório representou um movimento de aproximação do principal centro econômico da América Latina, reforçando a capacidade da Invest RS de atuar junto a grandes corporações. Desde então, a estrutura tem servido como ponto de apoio para agendas institucionais, prospecção de oportunidades e fortalecimento da imagem do Rio Grande do Sul como um ambiente competitivo para novos negócios.
O primeiro ano de atuação em São Paulo reforça a atuação da Invest RS na ampliação da articulação institucional e na aproximação com atores estratégicos, contribuindo para fortalecer o posicionamento do Rio Grande do Sul na atração de investimentos e no desenvolvimento econômico sustentável.
Texto: Ascom Invest e Ascom Sedec
Edição: Secom