Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inscrições para programa que certifica as cachaças do RS com selo premium terminam em 29 de outubro

Para participar, os produtos devem ser feitos exclusivamente com cana-de-açúcar não queimada, cultivada em território gaúcho

Publicação:

A imagem mostra o interior de uma tenda de feira ou evento, dedicada à exposição e venda de cachaças gaúchas. À esquerda, há um grande banner branco com o logotipo "Cachaça Gaúcha - Produtos Premium - Governo RS", destacando que são produtos selecionados e de qualidade, promovidos pelo governo do Rio Grande do Sul.

No centro da imagem, há uma mesa comprida coberta com tecido rústico (parecido com juta), onde estão dispostas diversas garrafas de cachaça, em diferentes tamanhos e rótulos. Também há um pequeno item decorativo em forma de bota gaúcha em cima da mesa.

Atrás da mesa, estão algumas pessoas, incluindo um homem de camisa escura manuseando algo e outro homem com boné laranja e moletom cinza escuro. Ao fundo, outro banner preto com a inscrição "Cachaças Gaúchas" pode ser visto acima de mais barris e garrafas expostas.

O ambiente sugere um espaço de degustação e venda de cachaças artesanais em um evento regional, provavelmente voltado à valorização de produtos locais.
Neste ano, serão contempladas três categorias: Cachaça Prata, Cachaça Envelhecida Premium e Cachaça Envelhecida Extra Premium - Foto: Divulgação Sict

As inscrições para o Selo Produtos Premium Origem e Qualidade – Cachaça Gaúcha terminam em 29 de outubro. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus Derivados no RS (Aprodecana). A certificação ganha ainda mais importância diante das recentes ocorrências de contaminação por metanol no Brasil, incluindo um caso confirmado no Rio Grande do Sul. 

“Além de toda a parte documental para comprovar a origem da cachaça, a certificação exige a realização da análise físico-química e sensorial do lote a ser avaliado, o que garante a qualidade e a autenticidade do produto”, destaca a coordenadora setorial da cachaça no Programa Produtos Premium, Sílvia Schumacher. 

Conforme o regulamento deste ano, serão contempladas três categorias: Cachaça Prata, Cachaça Envelhecida Premium e Cachaça Envelhecida Extra Premium. Para participar, os produtos devem ter sido feitos exclusivamente com cana-de-açúcar não queimada, cultivada em território gaúcho. 

O Programa Produtos Premium é uma iniciativa inédita instituída pelo governo de Eduardo Leite através do decreto 55.515/2020. Antes, não havia uma política pública específica para o setor. Agora, o Estado busca incentivar a agregação de valor como estratégia de diferenciação e competitividade. Além da cachaça, fazem parte do programa o azeite de oliva extravirgem e as carnes ovina e bovina. 

Mais informações podem ser obtidas no site da Sict e com a Aprodecana, pelo telefone (51) 99298-3973 ou pelo e-mail aprodecana@gmail.com.  

Primeira edição 

A cachaça passou a integrar o Selo Produtos Premium Origem e Qualidade em 2024. Na ocasião, onze marcas gaúchas foram aprovadas após um rigoroso processo de avaliação, quando mais de 50 mil garrafas foram seladas com o reconhecimento do governo do Estado.

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul