InovaGov termina com mais de 150 servidores capacitados e formação de rede de compras inovadoras
Representantes do Estado e de municípios acompanharam palestras sobre novas possibilidades em licitações
Publicação:
O InovaGov – Compras Públicas de Inovação, evento correalizado pelo governo do Estado, encerrou-se na quarta-feira (3/12) com a capacitação de mais de 150 servidores estaduais e municipais no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc), em Porto Alegre. O objetivo foi qualificar os participantes sobre as novas legislações que permitem inovar nas compras públicas.
O evento chegou ao fim com a formação da Rede Gaúcha de Compras Públicas de Inovação, reunindo interessados em inovação no setor público para trocar conhecimento, experiências e boas práticas. O ingresso no grupo é voluntário e destinado aos servidores que tenham interesse em se dedicar a promover ações relacionadas ao tema, fomentando processos de compras públicas de inovação capazes de gerar serviços mais eficientes e de maior valor para a sociedade.
Durante os três dias de formação, os participantes receberam aulas de referências nacionais em inovação. Entre outros palestrantes, passaram pelo palco a diretora de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Camila Medeiros; o gerente de Inovação Aberta Corporativa da Petrobras, João Carlos Matsuzaka; e o procurador da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, Rafael Fassio, criador do toolkit (um material de apoio) do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e do Observatório do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI).
Atividades
O último dia do InovaGov teve a manhã destinada aos servidores municipais. A programação iniciou-se com uma aula sobre Liderança e Cultura da Inovação nos municípios, ministrada pela professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Edimara Luciano. Na sequência, os servidores acompanharam uma aula com o tema “Badesul - Investimentos e Inovação”, com Adriano Pitoli, do Fundo Govtech; e tiveram uma oficina de elaboração de projetos para captação de recursos, ministrada por Badesul e PUC Consulting.
O período da tarde foi direcionado a todos os participantes, que acompanharam uma palestra ministrada por Rafael Rezende, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Na sequência, ocorreu uma competição de startups GovTechs, empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para modernizar o setor público. O encerramento contou com um momento para troca de contatos e confraternização.
Inovação
O Tesouro do Estado, subsecretaria vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), liderou a organização do evento. Para o assessor de Inovação do órgão, Jeferson Padilha, o InovaGov cumpriu seu propósito de unir os servidores que trabalham com licitação no Rio Grande do Sul e ampliar a zona de influência de processos inovadores para mais pessoas.
Segundo ele, os entraves à inovação no setor público foram superados por meio da nova legislação. “Iniciamos agora uma mudança cultural, que é lenta e complexa. Esse tipo de evento, porém, acelera o processo”, afirma.
A diretora do Departamento de Planejamento de Licitações, Kethy Bazo, vinculada à Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), foi uma das participantes do evento. Para ela, o InovaGov contribuiu para o entendimento de que as contratações de inovação são uma possibilidade para resolver problemas públicos. “Acompanhar exemplos de empresas como a Petrobrás proporciona mais segurança e encoraja a realização de processos inovadores”, diz.
“Pudemos debater os desafios dos nossos municípios, então saio do evento com muitas ideias para solucionar problemas específicos”, destaca a diretora de Desenvolvimento Econômico de Canela, Gabriela Thomazi Cézar.
Sobre o InovaGov
O evento foi correalizado pelo governo do Estado, por meio das secretarias da Fazenda (Sefaz), de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e da de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), além da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS).
Também participaram como correalizadores o FutureGov Hub e o GovTechLab, vinculados ao Tecnopuc. A capacitação contou com o financiamento do governo do Reino Unido, da UK Brazil Tech Hub e do Badesul; e com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre e do Centro de Estudos em Direito Municipal (Cedim), de Novo Hamburgo.
Texto: Ascom Tesouro do Estado
Edição: Secom