Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inovação conecta programação das secretarias na Expointer

Publicação:

A imagem mostra um estande em processo de montagem. Há dois grandes painéis de cor azul escura, onde se lê INOVAÇÃO de um lado e IMPULSIONAMOS no outro. Há um mesa com alguns itens no meio. O chão está coberto por plástico preto. Não há pessoas na foto.
Últimos preparativos no RS Innovation Agro Stage, espaço dedicado à inovação no agronegócio - Foto: Gustavo Mansur/Secom

Com ações que vão da capacitação à inovação do trabalho no campo, o governo do Estado participa da 46ª Expointer com painéis, projetos educacionais, soluções tecnológicas e acordos para apoiar o desenvolvimento dos produtores rurais. Durante todos os dias de feira, nove secretarias vão desenvolver atividades abertas ao público.

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), será feita uma série de palestras abordando temas que destacam o produtor rural, atendendo às demandas dos visitantes.

A pasta também realiza a 2ª edição do Fórum Estiagem em Foco para debater o problema climático que afeta, anualmente, as propriedades gaúchas. Haverá ainda um painel sobre agricultura de baixa emissão de carbono, intitulado “A nova geopolítica mundial e as oportunidades para o Brasil e para o setor florestal”.

Além disso, a Seapi vai atuar diuturnamente no controle da entrada de animais na Expointer, por meio do trabalho do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal.

Secretaria de Desenvolvimento Rural

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) apresenta novidades no Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano contará com o maior número de expositores na história da Expointer. No total, 361 empreendimentos provenientes de 174 municípios estarão distribuídos em 338 estandes e sete cozinhas.

As agroindústrias presentes estão incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Na comparação com 2022, esta edição teve um acréscimo de 24 expositores.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Na manhã da próxima segunda-feira (28/8), durante o RS Innovation Agro Stage, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) realiza o lançamento do Painel do Agronegócio e da inovadora ferramenta visual BI DEE Dados. Essa nova plataforma conterá informações abrangentes sobre a produção agrícola do Estado, incluindo dados históricos de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio. Além disso, os usuários poderão selecionar informações específicas por município

Na terça-feira (29/9), à tarde, a SPGG apresenta, junto à Defesa Civil, o painel da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede/RS), de Desastres Naturais no Rio Grande do Sul (2003-2022).

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) lança, na quarta-feira (30/8), a política do Hidrogênio Verde (H2V) e realiza a assinatura do memorando de entendimento. Na quinta (31/8), a secretaria promove o painel Biogás como Fonte de Energia, seguido pelo lançamento do edital de fomento a biodigestores. Ambas as programações vão contar com a presença do governador Eduardo Leite.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia

Pelo segundo ano, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) leva ao Parque de Exposições Assis Brasil o RS Innovation Agro Stage. O espaço será voltado à inovação, com foco no agronegócio, e busca atrair startups, empresas, hubs e parques tecnológicos para debater os temas que têm se destacado no setor.

Neste ano, uma das novidades é a ampliação do espaço dedicado às startups – a intenção é atrair um público que ultrapasse os 41 mil participantes da edição passada.

Na segunda-feira (28/8), Leite assina – junto à titular da Sict, Simone Stülp, ao secretário da Agricultura, Giovani Feltes, e ao ex-secretário da Fazenda Aod Cunha – o Manifesto do Centro de Inteligência do Agro, projeto que impulsiona o desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio. No mesmo painel, também será lançado o novo edital do Inova Agro, que aportou R$ 7,5 milhões em projetos multidisciplinares, científicos e tecnológicos.

Em parceria com a Seapi, a Sict lança, na terça-feira (29/8), o Centro de Inteligência do Agro, na Casa da Febrac.

Secretaria do Esporte e Lazer

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) marca presença na Expointer com sua unidade móvel do Programa Esporte e Lazer em Movimento. Iniciado em 2021, o programa conta com uma van equipada com materiais esportivos e de lazer que são disponibilizados, prioritariamente para o público infanto-juvenil, de forma gratuita.

A equipe da SEL organiza e acompanha as ações, que ocorrem todos os dias da feira das 9h30 às 12h e das 13h às 18h30. A van ficará aberta ao público junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar. Na Expointer, o veículo estreia sua nova identidade visual, mais vibrante e moderna.

Secretaria da Educação

Durante toda a feira, a Secretaria da Educação (Seduc) terá uma extensa programação com painéis e rodas de conversas que vão discutir o ensino no campo, a presença das mulheres no setor rural e a formação científica em tempos de mudanças climáticas, entre outros temas.

No primeiro dia de Expointer (26/8), a Seduc vai expor projetos produzidos pelas escolas do campo na Casa da Embrapa, além de realizar a Mostra das Escolas Técnicas Agrícolas na Casa da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA).

Secretaria de Turismo

A Secretaria de Turismo (Setur) também estará presente no palco do RS Innovation Agro Stage, apresentando painéis sobre inovações no setor turístico do Rio Grande do Sul e abordando o enoturismo gaúcho. Durante a feira, o secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, realizará jantares para receber, na terça-feira (29/8), secretários municipais de Turismo e, na quarta (30/8), prefeitos de diversas cidades do Estado.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

No primeiro dia da feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realiza o “Diálogos Brasil-França: abertura de mercado e prospecção de negócios”, com a presença do conselheiro agrícola da Embaixada da França no Brasil, Pierre Adrien Ramon.  Também no sábado (26), o coordenador do programa Exporta-RS, Sílvio Andriotti, fala sobre incentivos e caminhos para aumentar as exportações no Estado.

Na terça-feira (29/8), o vice-governador Gabriel Souza participará do seminário “Oportunidades e desafios na parceria econômica Brasil-China”, junto ao embaixador extraordinário da China, Zhu Qingqiao, e o titular da Sedec, Ernani Polo. No fim da tarde de terça, a pasta realizará uma cerimônia para celebração de contratos com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com destinação de R$ 45 milhões para os municípios gaúchos com foco no investimento em armazenagem.

Confira a programação no site da Expointer.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul