Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospital São Pedro abre programação da Semana da Luta Antimanicomial

Publicação:

Apresentação da peça teatral Circo de Horrores e Maravilhas, do grupo de teatro Oigalê, abriu a programação
Apresentação da peça teatral Circo de Horrores e Maravilhas, do grupo de teatro Oigalê, abriu a programação - Foto: Divulgação SES

Moradores e trabalhadores do Hospital Psiquiátrico São Pedro assistiram, nesta terça-feira (06), a apresentação da peça teatral Circo de Horrores e Maravilhas, do grupo de teatro Oigalê. 

A peça faz parte da programação da Semana de Luta Antimanicomial, que este ano traz como tema "Lugar de Saúde Mental é na Cidade". O evento é uma promoção da Secretaria Estadual da Saúde por meio da Seção de Saúde Mental e do projeto São Pedro em Movimento, coordenado pela Divisão de Apoio ao Usuário Morador. A ação conta ainda com a parceria do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) por meio da Comissão de Saúde Mental, e também do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). A iniciativa propõe a luta por uma sociedade sem manicômios que aposta na cultura e na inclusão social como forma de produção de cidadania. 

A programação deste ano conta com o reforço do Teatro de DioNises, grupo fundado no hospital do Engenho de Dentro (RJ), com o grupo NAU da Liberdade (POA), com os grupos de teatro que ocupam os pavilhões 5 e 6 do Hospital Psiquiátrico São Pedro e com demais atores, movimentos sociais, trabalhadores, usuários e estudantes com atrações que ousam questionar como cuidamos da loucura nas cidades. Outras apresentações acontecerão nos dias 12, 13, 15, 16 e 18 de maio em vários locais da cidade, conforme programação em anexo.

Texto: Dennis Magalhães 
Foto: Assessoria SES
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Arquivos anexos

Portal do Estado do Rio Grande do Sul