Hospital Sanatório Partenon completa 61 anos nesta sexta-feira
Publicação:
O Hospital Sanatório Partenon, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES) e considerado referência no tratamento da tuberculose completa, nesta sexta-feira (27), 61 anos de atividades. Diversas ações para os servidores e pacientes ocorrem nas dependências da instituição, para comemorar a data.
A programação teve início com a exibição de um audiovisual contando a história do Hospital. Após, usuários e trabalhadores do hospital trouxeram seus depoimentos com o tema Trabalho e Vida. Ás 15h30min, será aberta a Mostra Fotográfica Imagens do Afeto. Na sequência, às 16h30min, será encenada a peça Um dia no Sanatório e, em seguida, haverá uma confraternização.
O Sanatório foi fundado atendendo à política de saúde da época (década de 50), que definia a internação hospitalar como estratégia de combate à tuberculose. Com os avanços tecnológico e científico das décadas seguintes, o atendimento e o tratamento da doença passaram a ser dispensados nos postos de saúde. O fato implica em permanente adequação da instituição, que mantém atuação ininterrupta nestas mais de seis décadas.
O HSP também se destaca em relação ao atendimento de pacientes com AIDS desde que, em 1983, foi diagnosticado, nesta instituição, o primeiro caso da doença no Rio Grande do Sul. Além do tratamento da Tuberculose e AIDS, o HSP passou a ser referência na prevenção e no tratamento de outras doenças infecto-contagiosas como as Hepatites. É referência no Ambulatório para Profilaxia da Raiva e do Tétano; atendimento com material biológico; Centro de Aplicação e Monitoramento de Medicamentos Injetáveis - CAMMI; e Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais - CRIE, sendo reconhecido internacionalmente pelos trabalhos desenvolvidos.
Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305